terça-feira, 24 de março de 2015

Terceira parte do Estudo Eden /Homem X Cristo / Igreja.

 Parte 3 
Espero que estejam gostando do Estudo, e apliquem no dia a  dia. Boa leitura!




Vamos observar esta palavra: 1 João 5:6-12

“ Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade.
 Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.
 E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num.
Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; porque o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou.
Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu.
E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida(Zoe) está em seu Filho.
Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.
 Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.”Esta é a nossa Esperança.


Efésios 5.23-27

22Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR;
23  Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
24  De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.
25  Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
26  Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
27  Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
28  Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
29  Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;
30  Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
31  Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
32  Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
33  Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.




O texto Para santificá-la, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
está na passagem que trata dos relacionamentos matrimoniais. Então vamos seguir esta linha de investigação.
"...lavar o que com a Água e pela palavra, com a água da Palavra”?
Lavar a nossa mente e nosso coração que foram totalmente corrompido no Éden. Lá no Éden houve separação do homem e de Deus (Is 59:1-4). (Hb 8;10). A promessa de Deus foi de restaurar a mente(Alma) do Homem..(Jr 33:8). Jesus restaurou a nossa sorte, o que foi destruído no Éden Deus restaurou através do Sangue derramado na cruz. Então Hoje cante, pois seu casamento pode ser restaurado na Cruz.
Porque esse texto começa dizendo que : “Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR;?
Lembra que lemos que a Mulher era independente do Marido, porque ela era o Adão também, ela tinha autonomia no Éden, sob a direção do Adão Marido é claro. E por obediência ao Pai (criador) havia uma sintonia de relacionamentos.

PAI------------------PLENIT. DA LEI DE DEUS-----------SANTÍSSIMA SANTIDADE
                                                          


                        ADÂO HOMEM----------------------ADÂO MULHER (Gn 5:2).

A ordem vem primeiro para mulher porque ficou na Natureza da Mulher esta ferida aberta, (Gn 3:16 b), compreende-se que com o pecado imperando, agora temos ao invés de uma só carne, duas carnes separadas (Macho Adão/ Fêmea Eva). A palavra diz que: “ uma casa dividida não subsistirá...” A casa de Adão agora estava dividida por causa do Pecado de desobediência. Imaginem a tormenta de um culpando o outro, mas foi a conseqüência do próprio pecado (Th 1:15). Mas o interessante do texto que o autor diz “no Senhor” isto faz a diferença. Foi pago um preço de Cruz e derramar de sangue (lembra do animal do Éden que tipificava Jesus) Deus enviou o cordeiro imaculado para nos livrar da morte eterna e do Juízo eterno. ALELUIA!”
Agora esposa-Mulher você olha para o seu Marido e não vê mais ele em Adão e sim no Senhor Jesus. Aleluia!
O verso a seguir diz que o marido é o cabeça da Mulher, como também Cristo é a cabeça da Igreja.
Porque ele lembra ao homem que ele é o cabeça da Igreja?
Para lembrar ao Homem que essa autoridade era dele (de Adão), mas agora está em Cristo pela Igreja, pois o que foi dado a Adão ele deixou cair, agora o cabeça é Cristo.(Ef 4:15-16 / Mt 16:18). Jesus resgatou o corpo (A Igreja).
Então Esposa-Mulher quando você olha para seu marido não veja Adão e sim o Cabeça Cristo.
Agora ficou melhor o entendimento desse versículo de Ef 5:24.Acredito como eu, muitas mulheres não aceitavam esta palavra, mas como disse, quem está no velho Adão, não aceita mesmo. Mas quem está em cristo as coisas velhas já passaram eis que tudo se fez novo. A Palavra sujeitar quer dizer:  “por debaixo” dá um sentido de proteção, tem um outro significado muito bom “dependente”. Vamos entender o texto: Se assim como a igreja está por debaixo da proteção de Cristo e totalmente dependente dele, vós Mulheres sejais protegidas por seus Maridos e totalmente dependente deles. Lindo isso!!!Eu quero ser submissa ao meu Marido!!!

Agora da mesma forma Deus começa a tratar com o homem, na verdade vejo Deus através desse texto curando toda mágoa que ficou na humanidade por conta do pecado, por isso que o texto fala da purificação pela água e pela palavra.

semana que vem postarei a última parte deste Estudo sobre relacionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário