segunda-feira, 30 de março de 2015

Parte final do estudo Éden X Homem / Cristo X Igreja


Parte Final!!





Olá estava com Saudade de Vocês!! Espero que tenham gostado do texto até agora, pois está é a última parte deste estudo sobre relacionamento Homem X Mulher / Igreja X Cristo.
De todo coração espero que tenha edificado o corpo de Cristo nesta Terra.


Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela... Fortíssima esta revelação da Palavra. Novamente Deus dá uma ordem a Adão: “Ame sua Mulher, como meu filho amou a Igreja”, chega de ressentimento. Veja os próximos versos: Para santificá-la, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Algo aconteceu no Jardim que está oculto em Deus, que fez com que a mulher se sujasse com o pecado e agora Deus dá uma nova ordem ao Homem para Santificá-la e purifica-la com a lavagem da água, pela palavra.
Em 1 João verso 7 e 8, diz que há três testemunho no céu: o Pai, a Palavra(Jesus), e o Espírito = Santíssima Trindade
E três são os que testificam na Terra O Espírito, a Água e o Sangue. (plenitude da Lei de Deus. A lei foi dada aos homens, mas Jesus na sua Plenitude cumpriu a lei(Rm 3:21-31). Então todos fomos alcançados por Cristo através do testemunho de Deus.
Isto nos lembra ou não 1 cor 13:13.Este texto de efésios é Deus reconciliando o casamento em Cristo seu filho. ( Será que Adão ficou relaxado com a Mulher, por conta dos afazeres, e não cuidou dela e se prendeu ao Jardim , aponto de deixa-la só, quando a ordem era crescer e multiplicar e encher a Terra, isto Juntos.é claro. Se eles eram uma só carne, onde estava Adão quando a serpente abordou a Mulher? Vamos viajar um pouco.
As Escrituras diz nos livros dos Salmos que os Anjos estão ao nosso serviço na Terra
“..E a seus anjos dará ordens a seu respeito..”Vamos pensar um pouco se eles tinham ordem para crescer e multiplicar. Quem tomava conta dessas criançinhas? Boa pergunta. Vamos supor que Deus dera ordens aos anjos para guardar as criancinhas, certo? Onde deveria está a Mulher quando a Serpente seduziu-a com seus sofismas, deveria está do lado de Adão, mas porque Adão não levou A Mulher naquela Manhã para administrar o Jardim? Vamos mais uma vez imaginar! Lembra que o homem era semelhante, mas não igual a Deus!Então suponhamos que eles tiveram uma discórdia de opiniões no trabalho e acordaram azedos e Adão saiu primeiro achando que a Mulher ia após ele. E ela para não dá o braço a torcer saiu depois, e deparou com quem? A Serpente.
Mulher tem que andar com o marido para fugir da aparência do mal.
Notem o verso 27, a mulher sofreu danos em sua natureza, sem macula, ou seja, sem mancha, sem ruga a mulher perdeu a eternidade, logo, envelheceu. Estas coisas semelhantes as rugas, digamos que ela adquiriu enfermidades no corpo e adoeceu o corpo. E Deus preza nosso corpo pois ele é o templo do Espírito Santo( Gen 2:7)/ 1 Cor 6:18-20) ALELUIA!
No mesmo capitulo de 1 Coríntios 6:11, diz que fomos lavados, santificados e Justificados pelo nome do Senhor Jesus e no Espírito do nosso Deus. Feche seus olhos agora e dê a mão ao seu cônjuge e peça essa lavagem do Espírito em seu casamento.

  
“Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.”
Eu creio que nesse verso, O Pai mais uma vez está chamando a atenção do homem.
Vamos caminhar mais um pouco...’O que Deus falou quando Adão acordou do sono da cirurgia divina?”Gn 2:21-25): “...Esta é afinal, osso dos meus ossos e carne da minha carne...” Porque o autor dos Efésios, através do Espírito diz que o Homem tem que amar a Mulher como a seus próprios corpos, Quem ama sua Mulher ama-se a  si mesmo?

Existe uma resposta bem clara a luz da palavra: “quem tem coragem de se maltratar, ou de mutilar seu próprio corpo? Creio que ninguém, por isto, que o espírito fala nesta Passagem. “Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos” Vamos andar um pouquinho no Éden, se Adão amasse como Deus ordenou ele guardaria sua costela do mal. Não será por isso que Deus lembra ao homem em efésios para amar a Mulher como a seu próprio corpo? Outra pergunta: “Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.” Diga com sinceridade para você mesmo, você poderia olhar-se no espelho e dizer “-Eu amo meu marido ou Esposa como a mim mesmo”. Até que ponto você o Ama? Morreria por ele, deixaria a última refeição do dia para ele? Presentearia com o seu melhor? Jesus nos diz e nos dá uma lição de Amor nos  seus mandamentos. "...E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes."  (Marcos 12 : 31)
Então não será bem fácil para nós cumprirmos este verso de Efésios se estivermos no Senhor Jesus, ou seja, na Cruz de Cristo. Então Maridos, amem-se, por favor!!!. Pois o Amor a sua esposa estará condicionado ao seu Amor por você mesmo. Então a ordem é amar e não odiar a carne. Se olhem no espelho todos os dias, isto ainda como solteiro e diga: Eu me amo!!!Não importa o que os outros digam... Como também cristo faz com a Igreja. Deus cuida da Igreja, Deus Ama a Igreja, ele diz que: “As portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja, nos lábios  da Igreja existem clamor e Deus responde (Is 57:19), Há um a promessa de cura para seu casamento neste dia, basta abrir seus lábios e clamar e Deus trará a saúde para ele. porque em suas mãos ele tem as chaves , que fecha e ninguém abre,e que abre e ninguém fecha. Mas em Mt 16:10 ele nos dá as chaves do reino dos Céus; o que nós ligarmos na terra será ligado nos céus,e o que desligarmos da terra será desligado dos céus. Notem o Poder delegado a essa Amada de Efésios. Meu Deus que tremendo. Isto diz que quando nos amamos no Senhor há confiança de entregarmos as chaves, “As chaves podemos interpretar como segredos, que agora não são só meus , mas são nossos, através de confissão e diálogo.

Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. (1 Cor 12:12-20). Nós como Esposas e Esposos fomos enxertados neste corpo, através da Salvação em cristo. Deus mais uma vez nos lembrando que devemos cuidar uns dos outros no Senhor.(1 Cor 7:2-5). Notemos que ele fala da Fraqueza , para que não sejamos tentados porá causa da freqüência., entende-se que devemos estar juntos em corpos (sexo em dia), só se separar por consentimentos de ambos. Para não ferir o corpo de cristo, Não manchar, não enrugar etc.lembra!

 Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. Este item é tremendo. Quem foram os Pais de Adão(Macho e Fêmea).? Deus! Certo. Entendi que o conselho é o seguinte: "vocês estavam num Jardim com tudo pra dar certo e erraram, agora terão que vencer sem a proteção dos pais". E será tão Glorioso este  mistério que se tornarão uma só carne , por causa do Amor e da proteção.

“ Grande é esse mistério, mas eu me refiro a Cristo e à Igreja.

Não obstante, vós, cada um de si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa reverencie o Marido. Nestas últimas recomendações O Apostolo enfatiza os deveres para que não se percam novamente, colocando Cristo como Marido e a Igreja como a Esposa para nós termos um norte e não nos desviarmos da Plenitude da Lei de Deus e da Santíssima Trindade.

Que Deus nos abençoe e nos ajude.

Boa Leitura!!!!


terça-feira, 24 de março de 2015

Terceira parte do Estudo Eden /Homem X Cristo / Igreja.

 Parte 3 
Espero que estejam gostando do Estudo, e apliquem no dia a  dia. Boa leitura!




Vamos observar esta palavra: 1 João 5:6-12

“ Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade.
 Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.
 E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num.
Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; porque o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou.
Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu.
E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida(Zoe) está em seu Filho.
Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.
 Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.”Esta é a nossa Esperança.


Efésios 5.23-27

22Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR;
23  Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
24  De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.
25  Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
26  Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
27  Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
28  Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
29  Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;
30  Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
31  Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
32  Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
33  Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.




O texto Para santificá-la, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
está na passagem que trata dos relacionamentos matrimoniais. Então vamos seguir esta linha de investigação.
"...lavar o que com a Água e pela palavra, com a água da Palavra”?
Lavar a nossa mente e nosso coração que foram totalmente corrompido no Éden. Lá no Éden houve separação do homem e de Deus (Is 59:1-4). (Hb 8;10). A promessa de Deus foi de restaurar a mente(Alma) do Homem..(Jr 33:8). Jesus restaurou a nossa sorte, o que foi destruído no Éden Deus restaurou através do Sangue derramado na cruz. Então Hoje cante, pois seu casamento pode ser restaurado na Cruz.
Porque esse texto começa dizendo que : “Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR;?
Lembra que lemos que a Mulher era independente do Marido, porque ela era o Adão também, ela tinha autonomia no Éden, sob a direção do Adão Marido é claro. E por obediência ao Pai (criador) havia uma sintonia de relacionamentos.

PAI------------------PLENIT. DA LEI DE DEUS-----------SANTÍSSIMA SANTIDADE
                                                          


                        ADÂO HOMEM----------------------ADÂO MULHER (Gn 5:2).

A ordem vem primeiro para mulher porque ficou na Natureza da Mulher esta ferida aberta, (Gn 3:16 b), compreende-se que com o pecado imperando, agora temos ao invés de uma só carne, duas carnes separadas (Macho Adão/ Fêmea Eva). A palavra diz que: “ uma casa dividida não subsistirá...” A casa de Adão agora estava dividida por causa do Pecado de desobediência. Imaginem a tormenta de um culpando o outro, mas foi a conseqüência do próprio pecado (Th 1:15). Mas o interessante do texto que o autor diz “no Senhor” isto faz a diferença. Foi pago um preço de Cruz e derramar de sangue (lembra do animal do Éden que tipificava Jesus) Deus enviou o cordeiro imaculado para nos livrar da morte eterna e do Juízo eterno. ALELUIA!”
Agora esposa-Mulher você olha para o seu Marido e não vê mais ele em Adão e sim no Senhor Jesus. Aleluia!
O verso a seguir diz que o marido é o cabeça da Mulher, como também Cristo é a cabeça da Igreja.
Porque ele lembra ao homem que ele é o cabeça da Igreja?
Para lembrar ao Homem que essa autoridade era dele (de Adão), mas agora está em Cristo pela Igreja, pois o que foi dado a Adão ele deixou cair, agora o cabeça é Cristo.(Ef 4:15-16 / Mt 16:18). Jesus resgatou o corpo (A Igreja).
Então Esposa-Mulher quando você olha para seu marido não veja Adão e sim o Cabeça Cristo.
Agora ficou melhor o entendimento desse versículo de Ef 5:24.Acredito como eu, muitas mulheres não aceitavam esta palavra, mas como disse, quem está no velho Adão, não aceita mesmo. Mas quem está em cristo as coisas velhas já passaram eis que tudo se fez novo. A Palavra sujeitar quer dizer:  “por debaixo” dá um sentido de proteção, tem um outro significado muito bom “dependente”. Vamos entender o texto: Se assim como a igreja está por debaixo da proteção de Cristo e totalmente dependente dele, vós Mulheres sejais protegidas por seus Maridos e totalmente dependente deles. Lindo isso!!!Eu quero ser submissa ao meu Marido!!!

Agora da mesma forma Deus começa a tratar com o homem, na verdade vejo Deus através desse texto curando toda mágoa que ficou na humanidade por conta do pecado, por isso que o texto fala da purificação pela água e pela palavra.

semana que vem postarei a última parte deste Estudo sobre relacionamento.

sexta-feira, 20 de março de 2015

Segunda Parte do Estudo sobre Éden / Homem X Cristo/ Igreja




Continuação : Parte 2


Gen 3:16

“ E á Mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz; teu desejo serás para o seu marido,e ele te governará”
Estas palavras me ensinam que: A mulher tinha vontade própria e governava Junto com o homem ( eram uma só carne).eram o Adão de Deus, a vida de Deus.
Lembra da brecha que falamos, então, eles abriram e satanás passou por ela, e passou a observar a brecha ( falta de dialogo, comunicação) entre o casal. E seduziu a Mulher, pois sabia que havia uma falha de comunicação, logo iria demorar chegar socorro para ela. E ele podia bater um papinho enquanto não chegava ninguém, você deve está se perguntando onde estava a Santíssima Trindade que não fez nada? Pois é os Pais quando confiam nos filhos eles esperam que eles tenham juízo  e saibam se defender dos males que virão, tanto isto é certo que Deus veio vê porque ele se escondia na virada da tarde, nunca tinha se escondido, porque estás escondido? Qual foi a resposta “Tive medo”. A confiança foi quebrada, e quando quebramos a confiança temos medo.
Mas voltando na Mulher. Gen 3:6 diz que a mulher vendo que a arvore era boa para se comer... Deus disse pra Mulher não Comerás! (ela vendo que era boa, foi seduzida pelos olhos, o diabo a incitou a olhar o fruto da arvore, vejamos verso 5a.).
Concupiscência dos olhos. Tiago 1:14;15.

Concupiscência: Avidez, ganância. Apetite sexual.
Cobiça = desejo incontrolável

Então quando não estamos em sintonia com nosso Adão, nos afastamos da Plenitude da Lei de Deus e da Santíssima Trindade. Nota que a Palavra diz que assim que ela comeu e deu ao marido abriu-lhes os olhos (Concupiscência) e viram que estavam nus. Esta palavra “NUS’ conota sem proteção, enquanto o casal está na Plenitude da Lei de Deus e na Santíssima Trindade, eles estarão protegidos e seguros em Deus, não terão medo do futuro. Pois do Senhor ver o futuro ( Jr 29:11).

Temos que nos conscientizar, que quando erramos o Alvo (Pecamos), não adianta dar um jeitinho. Gn 3:7b), recursos naturais não funciona.(sex shop, conselheiro matrimonial etc). o recurso é o Sangue do cordeiro.(1 Jo 2:1;2/  1 Jo 1:7).


Gen 3:20

20  E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes.

Notaram a divisão.agora a mulher não chama-se Adão, mas Eva. Porque?
Foi quem que deu esse nome? Segundo o texto foi o próprio homem, Deus retirou a Autoridade de sobre seus ombros e os deu a Adão. Quando não queremos mais a plenitude da Lei de Deus e a Santíssima Trindade, Deus se retira e o Homem arca com as conseqüências. Por que o nome de Adão de VIDA tornou-se barro vermelho?
Por causa da desobediência (Gn 2: 16;17).Certamente Morrerás!!!, Baseando-se nessa linha de raciocínio, a mulher agora era responsabilidade do Homem (Adão). Então o nome Eva foi Adão quem deu, pra ela não ficar desfilhada. (desamparada). Por conta do pecado de desobediência, entraram pelo mesmo caminho de Lúcifer. (Rebelião, desobediência e cobiça).


"Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei."  (I Samuel 15 : 23)



"E luz de candeia não mais luzirá em ti, e voz de esposo e de esposa não mais em ti se ouvirá; porque os teus mercadores eram os grandes da terra; porque todas as nações foram enganadas pelas tuas feitiçarias."  (Apocalipse 18 : 23).

Mas Deus é tão Paizão que fez uma veste especial como pele de animal, ele viu que eles não conseguiriam manter –se vestidos por muito tempo com folhas, então vesti-os com peles de animais. Esta provisão só poderia vir do próprio Deus, pois no Éden não havia morte só Vida, lembra? Então morreu um animal para salvar o homem de sua nudez.(O primeiro sacrifício de animal por causa do pecado do homem.( este animal tipificava JESUS. Que morreriam por nós e seríamos salvos eternamente, pois o sacrifício de animais teriam que ser sempre, mas o sacrifício de Jesus foi permanente.(Heb 2:9 /Heb 9:11-15).(Rm 5:12-15).
Uma particularidade em Hebreus 11- galeria dos heróis da fé.( Fé é um Fruto do Espírito e tem como sinônimo a palavra FIDELIDADE).

 Os heróis começam a ser contado a partir de Abel. ( Cadê Adão, Eva...é um caso a pensar). Será que não causou tristeza a atitude do casal? Além de se distanciarem da Plenitude da lei de Deus e da Santíssima Trindade, desobedeceram a uma ordem do Pai, segundo a interpretação faltou Fidelidade (Fé)

Mas há uma esperança para os que estão em cristo Jesus...Como disse antes, houve um lavar regenerador no homem, através do Sangue do Filho Jesus, e através do seu Sangue podemos está aqui diante do Pai de nosso Senhor e Salvador Jesus cristo.

Boa Leitura e semana que vem tem mais uma parte...






quarta-feira, 18 de março de 2015

Éden –Homem/ Mulher X Cristo /Igreja




Éden –Homem/Mulher X Cristo /Igreja




Gen 5
1  ESTE é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o criou.(Bom, ajudador, amoroso .1cor 13:4-5)

2  Homem e mulher os criou; e os abençoou e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados.( Deus mostra unidade do casal, uma só carne).
  

Verso 1
Baseado neste texto gostaria de discorrer sobre “à Semelhança de Deus o criou.”
Semelhança diz que são simétricos, ou seja, parecidos, mas não iguais.
Quais são as semelhanças que Deus colocou no homem: (Paciente, Benigno, Confiança, Fidelidade, Humildade,Conveniente,Cuidadoso com o próximo, Pacificador, Perdoador, Justiça,Verdade, Misericórdia,, fé,Esperança, Amor), dos versos 4 a 8  Notem começamos com Amor e terminamos com Amor e mais uma particularidade que encontrei foi no verso 13 de Romanos 13: “ Agora, pois, permanecem a fé, a Esperança e o Amor.”
O significado do numero 13 para os Hebreus ou Judeus = Plenitude da Lei junto com a fé na Santíssima Trindade. Agora entendemos porque 1 Coríntios o apostolo Paulo fez questão de falar sobre o Amor terminar com o numero 13. Ele estava dizendo que quem estiver em Amor está em plenitude com a lei de Deus e tem fé na Santíssima Trindade. Então posso dizer que quando casamos e fazemos dessa Palavra um juramento, estamos trazendo pra nós o compromisso com Deus e sua Lei e declarando que cremos no Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Quando fazemos isso em Amor não tem como dar errado, porque a Santíssima Trindade está no meio. Então a tão temida “diferenças” se torna pequena demais para um Deus tão Grande.


Verso 2

2  Homem e mulher os criou; e os abençoou e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados.( Deus mostra unidade do casal, uma só carne).
Quero falar sobre: “Homem e mulher os criou, o os abençoou e lhes deu o nome de Adão.” O que compreendo que embora Deus tenha tirado a Mulher da costela de Adão, Deus não a tratava como inferior a ele, nem como parte do seu corpo, Deus a via como um Adão. O que significa Adão? No Hebraico Vida/ no Grego Vestido de Zoe=vida e no dicionário português= terra vermelha. Eu gosto mais do hebraico e do grego, pois ele que nos aproxima das Escrituras e completa meu raciocínio. Deus falou no momento da criação: ”Serão ambos uma só carne”então Deus estava vendo um só embora fossem dois, a intenção de Deus era que eles se sentissem um. Por isso Deus os chamou Adão, O Criador estava promovendo a unidade do casal recém criado.

Nesse novo casal não existia competição, duplicidade, pois eram um, com a Santíssima Trindade viviam 1 Cor 13:4-8 a.
Até que o primeiro indício de separação ocorreu. “ A falta do dialogo.”Porque lemos que Deus conversava com o Homem todos os dias. Deus estava ensinando ao Homem princípios de convivência e relacionamento, entre duas pessoas tem que existir dialogo.senão a coisa desanda. Gn 3:8. A vida começou a ser dividida ainda no Jardim quando Adão não enfatizou a ordem ou Eva não deu ouvido a Ordem (texto não nos deixa claro). Outra evidencia desse rompimento no Jardim, foi o fato de Eva não ter comunicado que dialogou com a Serpente. (também não temos indícios que Serpentes falassem, sabemos que andava sobre patas, por causa da sua sentença). O casal exemplo acabava de dar a brecha pra satanás destruir o casamento. (não esconda nada de seu marido/Mulher, conte tudo, vai está fechando as brechas). Se houvesse dialogo nada daquilo aconteceria, satanás teria que ser mais criativo. Por que a Santíssima Trindade estava em operação e o Casal (Adão) estavam ligados a eles. A falta de comunicação nos separa de Deus. Separou a Adão Macho e Adão fêmea.
Outra evidencia de que Deus os via um só, foi quando sentenciou a Mulher.

Boa leitura, se estiver gostando deixa seu comentário e estarei postando o restante deste estudo.



terça-feira, 3 de março de 2015

Jesus quer sempre cear conosco. E você quer cear com Ele?


Texto Base João 11 e 12.

Jesus quer sempre cear conosco. E você quer cear com Ele?
                                

Gostaria de falar hoje de uma história linda de amizade.
O que nós não fazemos por aqueles que amamos de verdade. E existem pessoas que entram em nossas vidas pra nos marcar para sempre. Foi assim com Jesus também, ele tinha uns amigos que marcou a vida dele, amigos que paravam para ouvi-lo, como nos sentimos bem quando alguém para pra nos ouvir, (Sejamos, pois tardio no falar e prontos no ouvir), mas nem sempre temos estas qualidades de ouvintes, queremos falar. Mas Jesus tinha um carinho muito grande com esta família que ouvia suas Palavras, que parava tudo que estivesse fazendo só para atende-lo quando ele passava por Betania, em exceto uma da família (Marta), sempre tem um né, que chamados pedrinha do sapato , quem não tem na família uma pedrinha? Marta, ela não parava, devia ser aquela Mulher Imperativa, super ocupada, ela amava Jesus, o texto deixa claro que Jesus tinha relacionamento com os três (Maria, Lázaro e Marta), vocês notaram que eu troquei a ordem dos nomes, coloquei Maria em primeiro, depois Lázaro, depois Marta, pois era bem assim que estava a ordem da entrega. Maria estava sempre pronta a ouvir Jesus e lázaro também, não sabemos a freqüência de atenção as Palavras de Jesus que Lazaro dava. Mas o texto que menciona Marta antes da Morte de seu irmão nos mostra ela sempre ocupada e reclamando porque Maria não ajudava nas tarefas da casa, a resposta desta reclamação que Marta fez, todos conhecem: ”Maria escolheu a melhor parte”. Jesus estava dando um indicativo à vontade dele para vida de Marta também, Jesus queria que ela da sua força e disposição servisse coisas Espirituais. E não se limitasse somente nas coisas aqui desta terra.

Um dia aquele amado amigo morreu, imagine o desespero desta moça (Marta), ela era a mais velha dos três e Lazaro era o único homem da família, como seria sem seu irmão presente para impor o respeito diante da sociedade, ficariam ela e sua irmã caçula que não ajudava muito aos olhos dela (aquela pessoa que às vezes você reclama que só vive na Igreja, só se envolve com as coisas de Deus, era por aí), reclama não! É por causa destas pessoas que Jesus vai se voltar, é por causa destas pessoas que Jesus vai se agitar, é por causa destas pessoas que o Senhor Jesus vai chorar.

Se nos formos esmiuçar este texto, vamos chegar a uma conclusão: “Marta estava mais morta do que Lazaro”, quando Jesus soube da noticia, qual foi à reação dele “Meu amigo Lazaro não morreu, mas dormi”. Jesus descansou, pois sabia que a morte de Lazaro, era para trazer vida, pergunto vida em quem? Principalmente em Marta, (tem nome de que está vivo, mas está morto). Marta precisava de algo forte, ou seja, um impacto para ela despertar do estado de Morte que ela estava entrando. Quando nós não nos voltamos pra adoração, observação da Palavra, não oferecemos o nossos precioso tempo a servir a Jesus, lamentavelmente estamos mortos. Estamos achando que estamos vivos, mas de vivos não temos nada, pois a Palavra diz que só podemos ter vida na presença dele. A agitação do dia roubava esta preciosa presença de Jesus da vida desta Mulher Apaixonada, mas não suficiente pra largar tudo e servir ao Mestre. Na sua ignorância ela achava que Jesus estava satisfeito da forma na qual ela o recepcionava, (nós também não achamos assim que estamos fazendo tudo direito? Mas temos que sempre perguntar ao Mestre Jesus o que tu queres hoje? Se Ele disser senta aqui e me escuta um pouquinho, faça, Ele está no controle).

 Então entendo que a Morte de Lazaro foi o começo da cura de Marta, Jesus teve que tocar em algo que estava bem protegido em seu coração pra chamá-la ao compromisso com ele. Será que vai precisar Jesus permitir que morra alguém, será que os sonhos de queridos precisarão ser sepultados e até apodrecerem para que Marta Pare?! Vamos fazer uma reflexão até onde estão indo as forças da tua adoração, do seu serviço ao Criador.


O mas lindo desta história, que o inusitado acontece, no capitulo 12 de João após a ressurreição de Lazaro, seis dias antes da Páscoa, Jesus voltou a Betânia e fez ali uma Ceia na casa dos Amigos queridos, mas você pode perceber a transformação de Marta? Ela servia a Ceia (é alimento espiritual, e sem reclamações) que coisa linda. Jesus entrou naquela família novamente de forma única. Trazendo todos para junto da mesa da ceia, ou seja, pra uma comunhão com ele. É isso que Ele espera de nós, Corpo de Cristo, que edifiquemos a unidade da IGREJA.

segunda-feira, 2 de março de 2015

Gostaria de falar sobre três Mulheres incríveis, Noemi, Ruth e Órfã.



Uma boa semana e uma leitura abençoada!!



Gostaria de falar sobre três Mulheres incríveis, Noemi, Ruth e Órfã.

...Então se levantou ela com as suas noras, e voltou dos campos de Moabe, porquanto na terra de Moabe ouviu que o SENHOR tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão.(Rt 1:6)

 O que uniam essas mulheres eram laços de relacionamento, enquanto houve interesse por parte de Orfa ela esteve junto de sua sogra, mas quando morreram os interesses acabou o relacionamento e o companheirismo.
“Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas. Por que iríeis comigo?,

 “Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela”.
  “Por isso disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses...”

 O contrario de Noemi e Ruth que caminharam sempre juntas enfrentando sol, frio, fome, mas sempre juntas. Esta declaração de Amor possivelmente é a mais linda de toda a Bíblia, escolhida para demonstrar relacionamento conjugal de tão expressiva que é, mas se trata de uma declaração de confiança e fidelidade entre Sogra e nora.

“Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;  Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.”

 Às vezes pensamos que estamos nos dando demais no relacionamento, de repente porque somos a parte que trabalha que sai pra providenciar os recursos, mas nos esquecemos daqueles que ficam de joelhos dobramos com súplicas: “Oh! Senhor!! Abre as portas que ela encontre alguém que a ajude” quantos de nós não tivemos ou temos uma Noemi em nossas vidas?

As dificuldades não deram fim à amizade e ao companheirismo dessas Mulheres. Uma tinha força e a outra fé uma boa mistura para alcançar um futuro cheio de Esperança e de Amor. O mais lindo que vejo nessa história é a Gratidão de Ruth, ela poderia ter ido embora com seu príncipe rico e galante, mas não, ela levou com sigo sua sogra, que já estava idosa e foi por todos esses anos sua companheira de sofrimento.

“Então as mulheres disseram a Noemi: Bendito seja o SENHOR, que não deixou hoje de te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel”,
Ele te será por restaurador da alma, e nutrirá a tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos”.


Deus nos abençoe e que sejamos gratos a aqueles que estiveram lado a lado em nosso deserto.