quinta-feira, 4 de julho de 2019

Somos Cartas seladas pelo Senhor "O Espirito"




                                                      Ministério do Espirito


                                                  Imagem relacionada                      



                                                                  2 Coríntios 3.

CAPÍTULO 3
1  PORVENTURA começamos outra vez a louvar-nos a nós mesmos? Ou necessitamos, como alguns, de cartas de recomendação para vós, ou de recomendação de vós?
2  Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens.
3  Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.
4  E é por Cristo que temos tal confiança em Deus;
5  Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus,
6  O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.
7  E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,
8  Como não será de maior glória o ministério do Espírito?...
Queria falar um pouco de sermos considerados cartas de Cristo.
Antigamente, na época dos feudos, demorava-se muito a chegada de uma correspondência, devido ausência de estradas pavimentadas, geralmente as correspondências eram feitas via cavalos, carruagens, pombos correios. depois com a chegada das embarcações, através de barcos ou navios. Os reis e Senhores donos de terra quando enviava uma carta selava com seu anel. Isso mesmo, o anel do rei era como um carimbo. Quando chegava aquela correspondência com selo real, sabia-se que era algo de extrema importância.
Paulo diz nessa carta que nós não precisamos recomendar ninguém e nem ser recomendado, porque somos carta de cristo. Isso nos lembra que somos selados pelo Espirito Santo, então onde chagarmos, quando pronunciarmos qualquer coisa, temos que ter muito cuidado, pois o seu conteúdo que vai dizer quem você é.  

Vamos ler em Jeremias 33
31  Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
32  Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR.
33  Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
34  E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
Então, vamos entender algo aqui. Quando recebemos a Jesus, o Espirito Santo vem morar dentro de nós, certo? O que você acha que o Espirito Santo fica fazendo dentro de nós? Tomando limonada com óculos de sol... Não!. Ele está fazendo uma obra dentro de nós.
A palavra diz que ele começou uma obra em nós( Fil 1:6). edifício Santo( 1Pe 2:5). Esta obra começa quando recebemos Jesus como Salvador. Ele vem fazer morada eterna em nós. Essa obra pára? Sim pára, quando nós nos afastamos da presença dele, e rejeitamos o seu proposito em nossas vidas. Ele te selou, me selou na cruz. Ele carimbou esta carta viva que somos nós. quando chegamos em algum lugar esta carta tem que ser lida por todos, pois já fomos reconhecidos por nossos líderes (Pai, Filho e Espirito), por isso fomos enviados. Quando uma pessoa lê a carta que somos nós? quando damos bom testemunho. Temos que testemunhar Jesus em nós como agente transformador. Enquanto não dermos bom testemunho, não chegamos ao testemunho de carta lida e recomendada pelo Espirito Santo(Ef 4:13).
Jesus disse: vós sois minhas testemunhas.
"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra."  (Atos 1 : 8). Jesus estava dizendo: “ Ei, vou enviar muitas cartas as nações e até aos confins do mundo...” quem selou a carta? Jesus, quem é o selo? O Espirito Santo.
No versículo 3 dessa carta, apostolo Paulo diz assim: Não escrita com tinta, mas com o Espirito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de corações humanos, ou seja, corações de carne. E não é essa a promessa que Jeremias predisse em Jr 31:33?
Ele diz que não mais precisaríamos ensinar a ninguém, pois o Espirito Santo ensinaria a cada um, e mais, ele escreveria no nosso coração e na nossa mente quem era o Senhor. Aleluia.


                                                  Aliança do Espirito

Essa aliança seria segundo o Espirito, então, pressupomos que o Senhor Espirito não está de férias dentro de nós, Ele está trabalhando (Isaias 64:4), ou seja, edificando um tabernáculo pra Jesus reinar.
Efésios 2:21;22
21  No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.
22  No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.

1 Pedro 2:5
"Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo."  (I Pedro 2 : 5).
Deus está fazendo grande obra. E eu e você somos participantes dessa obra.
Essa obra que somos participantes em Cristo é mérito Dele. Quem morreu por nós foi Ele, quem está completando a obra é o Espirito Santo. A nossa participação é desfrutar dessa obra gloriosa. Ele tem nos capacitado através do Espirito pra sermos ministros de uma nova aliança, não de letra, mas do Espirito, por que a letra mata, mas o Espirito nos dá vida. Que maravilhoso.!
Vamos observar esse verso 1Cor 3:7.( versão King Jemes)
Com letras sobre pedras foi gravado o ministério que trouxe a morte; no entanto, esse ministério veio com tamanha glória que os filhos de Israel não conseguiram sequer fixar os olhos na face de Moisés, por causa do resplendor do seu rosto, mesmo que esse brilho estivesse se desvanecendo. Não será o ministério do Espirito muito mais glorioso?
Ora, se o ministério que trouxe a condenação era glorioso, quanto mais ainda será o ministério que produz a justificação.
Que Ministério que trouxe a condenação é esse? A lei. Porque até hoje eles não cumpriram a lei. até hoje ouço pregadores dizerem que o véu da face de Moises era por causa da Santidade que havia nele, e era isso que os Judeus conservadores pensavam e pensam, idolatravam um homem comum de carne e osso, que lutava dia após dia para vencer seus traumas e medos.
A palavra diz nesse texto acima que, quando ia se desvanecendo a Gloria de Deus do seu rosto, ele colocava o véu.(2 cor3:13-18)). ele colocava o véu pra disfarçar sua fraqueza, pois era um ser humano segundo as paixões como qualquer um. Mas o texto também diz que agora com o ministério do Espirito escrito em letras sobre pedras. (1Pe 2:5). Pedras que vivem, ou seja, nós. A letra mata, mas o espirito vivifica. O não cumprimento da lei matará o homem, mas o Espirito vivificará os nossos corpos mortais.( Romanos 8:11), ou seja, o ministério do Espirito nos vivifica, nos traz a vida de Deus. Por isso temos que buscar a presença dele como um tesouro. Jesus a todo momento falou em parábolas a respeito do ministério do Espirito.
Parábolas de Jesus:
Mateus 13:44.
O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo.
A palavra diz de um mistério que estava oculto, e esta parábola conta de um tesouro oculto. Acredito eu que esse tesouro oculto seja o ministério do Espirito que Paulo cita em 2 coríntios 3. Pois o homem que encontra o tesouro oculto, vende tudo o que tem e compra aquele campo. Não é parecido com a parábola do jovem rico? “Vai vende tudo o que tens e segue-me”. Quando temos o ministério do Espirito não somos apegados a coisas daqui desta Terra.
Colossenses diz: “O mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações, agora, todavia, se manifestou aos seus santos...entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a Esperança da Gloria.” ( Colossenses 1:26;27). (Efésios 3:9). Esse mistério foi revelado através do Espirito Santo quando foi derramado sobre os Cristãos e com a fundação do corpo de Cristo a Igreja. ( Efésios3:10)/( Colossenses 1:17)/ (Efésios 1:3;4).
Mateus 13:45.
O reino dos céus é também semelhante a um homem que negocia e procura boas perolas; e, tendo achado uma perola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra.
Quando nós encontramos esse tesouro que é a Salvação, não se perde tempo com coisas fúteis, queremos propagar, ou seja, anunciar e salvar a outros também. Esta é a obra do ministério do Espirito. Sermos cristãos autênticos, sem mascaras, ou seja, sem cera. Antigamente este termo sincero vinha do termo sem ceras, ou seja, sincero.
Lucas 15:8.
Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? E tendo-a achado, reúne suas amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido.
Eu vos afirmo que, de igual modo, há jubilo dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.
Quem tem o ministério do Espirito, ou seja, deixou Jesus construir uma morada para o Espirito Santo, não fica pra sempre perdido, pois quando se encontrar perdido, Jesus acenderá a candeia que é o Espirito que está dentro de nós, e o trará de volta ao aconchego do Espirito. Amem!


Esse ministério do Espirito veio com tanta gloria que os escolhidos, ou seja, Israel não conseguiram compreender. Por causa da sua gloriosidade, por isso Moises não retirava o seu véu.
 Porque eles não conseguiam fitar os olhos em Moises? por causa do resplendor do seu rosto. Aí, a Palavra diz: quanto mais glorioso será o ministério do Espirito.
E Paulo continua...
Ora se o ministério que trouxe condenação era glorioso, quanto mais ainda será o ministério que produz a Justificação. Alguns irmãos entenderam isso, à exemplo, Martin Lutero.
Aleluia! por que se entendermos esse mistério aqui revelado, seremos cartas lidas por onde quer que passarmos.
Comece a dar testemunho verdadeiro do Senhor, seja sua carta lida, Ele já te selou e aprendemos nesse episódio o quão precioso é o ministério do Espirito Santo.
Quando ele fala de ministério, ele está enfatizando obra, trabalho.
Deus tem uma obra pra cada um, ou seja, nos inserir, nesse ministério do Espirito.
                                         

                                      
                                               Aliança no deserto
Ele diz: não como a aliança que fiz com os pais no deserto, quando os tomei pela mão para tira-los do Egito. Esse termo tirar pelas mãos, nos reporta a tirar com força, rapidez...
Vamos nos transportar um pouco para o Egito da época de Moises.
Quando Deus se apresentou a Moises, ele disse que era o Deus de seus Pais. ( Deus prometeu a Abraão que livraria seu povo da escravidão, onde ficariam por 400 anos. Anrão conhecia o Deus de Abraão, Isaac e Jacó e clamava por uma libertação).
Quando Deus fez aliança com Abraão no deserto Deus falou que sua descendência iria ser peregrina na terra do Egito. Então entendo eu, que quando Deus diz que ouviu a voz do seu povo, ele estava considerando principalmente a geração antiga. Por isso, ele cita em Jeremias 33:31. Não como a aliança que fiz com seus pais no deserto, quando os tomei pela mão para tira-los do deserto. O povo quando chegou ao Egito era de um jeito, quando saiu era outro. Os corações estavam corrompidos. Por isso no ministério do Espirito ninguém precisará ensinar a seu companheiro, pois dirão, já conhecemos o Senhor. a lei estará gravada na mente e no coração, pois não terão mais um coração duro e sim de carne.

Quando falamos de ministério do Espirito, não podemos desconsiderar que ele está nesta obra de edificação desde o Principio.(João 1:1/Gen. 1:2).
O ministério do Espirito começa no Éden, Deus o Espirito já estava lá.
O Espirito trabalha em conjunto com a Graça de Deus, quem seria esta Graça, o próprio Senhor Jesus. Nossa esperança da Glória.
Quando Adão peca e desobedece ao Pai, ele reconheceu que estava nu. Quem fazia esta roupagem de gloria de forma que ele, Adão, não via a sua nudez.? O Espirito Santo que o vestia de Graça.
Assim também somos nós, quando pecamos a nossa roupa de gloria é retirada. (Rm 3:23)/Rm5:12). Quando pecamos perdemos nossa roupa de Gloria, foi exatamente o que aconteceu com o Adão no Éden.(Gen 3:8-10).
Quando a consciência do pecado chega ao nosso coração, vem o arrependimento.
Adão percebeu que estava nu, por causa da consciência. O homem no Jardim era inocente, pois, não tinha pecado, o fruto da arvore que Deus disse que não comessem, estava recheada de conhecimento, tanto do bem, como do mal.(Gen 2:9;16;17),( Gen 3:6-7),(Gen 8:11) Antes do conhecimento do bem e do mal ser manifestado no homem, ele vivia na dependência do Espirito Santo. Deus nutria este conhecimento divino. Até porque Deus estava começando a ensinar o homem em sua sabedoria.    
Quando o homem pega e se vê sem a glória de Deus, ele rapidamente providencia, algo para cobrir sua nudez.(Gen.3:7).
O interessante é que mesmo com essas roupas improvisadas, Deus não considerou como vestidos. Não interessa o jeito que vai dá para tratar seu pecado ou erro, se não for debaixo da graça, vai continuar nu, ou seja, despido.
 No capitulo 3:21 do livro do Genesis. Vemos a primeira vez que alguém morre por causa do erro de outro. Deus sacrifica um animal para vestir o homem.
O sangue foi derramado, em um lugar onde gerava vida. agora havia morte. um inocente morreu no lugar do homem. (Rm 5:12).
Vamos voltar ao ministério do Espirito, agora entende que Ele já estava lá na criação, e viu a necessidade de nos trabalhar para reconquistarmos o que perdemos, ou seja, a presença de Deus.
Agora toda vez que pecamos e caímos, nos afastamos do Pai. o Espirito da verdade que ficou conosco, nos convence do nosso pecado, para retornarmos para Ele. (Mt 14:26; 16:8;13). 

Boa Leitura
deixe seu comentário.

Graça e Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário