terça-feira, 2 de julho de 2019

Batalha Espiritual ( Nossa Luta não é contra Carne e Sangue...)


                       
                          Estudo sobre Batalha Espiritual
                  

                          Resultado de imagem para imagens de batalha espiritual

A realidade da intensidade da Guerra.
Estamos vivendo hoje, no final dos tempos, muitas lutas temos enfrentado, mas sabemos que sairemos vencedores através do Sangue de Jesus. Afinal o príncipe deste mundo encontra-se no seu apogeu, isto deve acontecer antes que ele seja destruído. Durante algum tempo satanás deverá dominar sobre a terra através do governo do anticristo. Este tempo esta próximo! Isto a séculos atrás disse o profeta Daniel em seus escritos (Dn 7:19-28/ Dn 8:23-25)
Embora tenhamos a promessa da vitória, Deus nunca disse que antes da vitória não existiria guerra!!! Antes de possuirmos a Terra..teremos que lutar! Naturalmente a Guerra é real.
Paulo escreve na carta aos Efésios: “ A nossa luta não é contra Sangue ou carne, mas contra principados,potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestes” (Ef. 6:12).
“Luta” quer dizer confronto. Quer dizer Combate!
Nós devemos dar a devida importância a este assunto tanto quanto damos a outros assuntos na bíblia, este assunto merece a justa atenção, pois são inegáveis. Quer queiramos ou não, já aprendemos que cristão tem inimigos reais que querem o seu mal acima de qualquer coisa.
Interessante notar que a carta aos Efésios Paulo trata de diversos assuntos do dia a dia do cristão. Mas o último assunto ele menciona a batalha espiritual, e o apóstolo inicia com a expressão “quanto ao mais, irmãos,(...)”, ou seja, “além disso tudo”, Essa expressão demonstra a realidade do nosso dia a dia, a realidade do cristão.
“Nossa Luta” quer dizer que envolve a todos. Não apenas os “mais espirituais” ou “menos espirituais”. Paulo se dirige “Aos irmãos”, este assunto abrange toda Igreja.
Existem muitos que não acredita na Guerra Espiritual. Mas nós estaremos aqui para aprender o que a Biblia diz. Se o Apóstolo Paulo fala de uma guerra, é porque ela existe, ninguém fala do que não é real. Principalmente quando se trata da Palavra de Deus.
Ainda em Efésios 6 no verso 12, Paulo vai acrescentar detalhes da natureza desta batalha, mostrando onde ela ocorre. “Nas regiões Celestes”, mas o que são regiões celestes? Este termo está fazendo referencia ao mundo celestial, ao reino espiritual. Ele existe  de fato! Como compreender melhor como “funciona” o reino espiritual?   
Existem as “Leis da Natureza” que é regido por um mundo físico, humano, a Terra.
Existe a lei da gravidade, a combustão que também é uma lei física, transforma a massa em energia. As estações do ano que vem e vão, por causa da translação da Terra em torno do sol. E assim por diante.
No entanto....” Deus é Espírito” (Jo 4:24). Sabemos que no principio o Espírito de Deus pairava sobre as águas. (Gn 1:2). O Espírito que paira sobre as águas não está sob ação de nenhuma lei conhecida no mundo terrestre. Ao longo da Biblia há evidencias claras do Reino Espiritual. Diz que o “além e o Abismo” estão descobertos aos olhos de Deus (Pv 15:11). No livro de Jó Deus lhe pergunta sobre o mundo do além, sobre “as portas da morte”, “as portas da região tenebrosa” (Jó 38:17-19).
Em apocalipse menciona sobre gafanhotos que sairão do abismo sob a liderança de Abadom (Ap 9:2-3,11).  
O próprio Jesus diz que “vai para junto do Pai” mas os discípulos e nós hoje ainda permanecemos no mundo; embora não sejamos “cidadãos deste Mundo”, como Paulo acrescenta que somos cidadãos dos céus. Jesus também fala da casa do Pai (Jo 16:15,17),(Jo 17:14), (Jo 14:2).
As leis que regem o mundo espiritual são muito diferentes das que rege o mundo físico. É difícil explicar pelas vias naturais como foi a ressurreição de Lázaro, como se Multiplicou os pães, ou como se deu a travessia do Mar Vermelho! Em outras palavras vemos que existe outra “dimensão”, regida por leis, invisíveis aos nossos olhos, mas que é real e habitada por seres espirituais, tanto bons(Céus, Casa do Pai), quanto maus (além e abismo).
Conclui-se que: A Batalha Espiritual é uma realidade que nos envolve a todos, tem origem nesta dimensão Espiritual e é regida por outras leis e habitada por seres, mas que reflete no mundo físico e nos envolve enquanto seres humanos. Não podemos esquecer o exemplo de Jó. Ele estava enfrentando uma Batalha Espiritual, embora não soubesse. O diabo pediu permissão a Deus para atacar sua vida. Começou no Reino Espiritual, mas as consequências foram físicas.
Vamos observar em efésios 6:12, já que estamos falando de Reino Espiritual e seres Espirituais.
A luta não é contra “sangue e carne”, isto é, seres humanos. Mas contra quem lutamos então?
Versículo 11--- o diabo.
Versículo 12--- principados, potestades, dominadores, forças espirituais da maldade.  
1)    O diabo
General do exercito inimigo. Seu caráter é o pior possível, sua crueldade não tem parâmetros. Observe alguns de seus adjetivos: “pai da mentira”, “destruidor”,  “ladrão”, “homicida”, “o que procura devorar como leão”, “o que vem pecando desde o principio”. E etc,etc.
No versículo 11 Paulo fala das suas “astutas ciladas”, ou seja, toda sorte de armadilhas. E não sejamos simplistas em achar que as ciladas do diabo consistem em cavar um buraquinho e cobrir com folhas. Se dependesse dele nenhum buraco seria tão fundo quanto ele gostaria.
Sabemos a dimensão do Poder do nosso Deus, sabemos que todo poder foi dado a Jesus, mas não desprezar a hipótese de que nosso adversário tem poder e é inteligente, mas do que qualquer ser humano. Deus quando criou Lúcifer, deu poder e inteligência.
Se Jesus, e Paulo, e João falaram tanto acerca do diabo, sua atuação e, principalmente, a atuação no final dos tempos (que é agora!)...é porque queriam chamara nossa atenção para isso. Se possível fosse, até os eleitos seriam enganados.(Mt 24:4-5, 9-11,15-26)/(II Ts 2:3-12)/(I Jo 2:18-23)/(Ap 13:1).

2)      Exercito Inimigo                                                                                                      
        O inimigo não trabalha sozinho porque não é onipresente, onipotente e onisciente como Deus. Neste texto Paul discrimina os principais níveis da rede hierárquica demoníaca.

·         Principado: quer dizer “ Aquele que tem dignidade de Principe”, Autoridade Imperial. Também é um termo utilizado para fazer referencia ao Território sob o domínio de um Principe. São demônios ligados ao governo e domínio de regiões inteiras do Globo Terrestre, mais especificamente Norte,Sul, Leste, Oeste (aspecto não ligado ao texto, mas a outras referencias). São em numero não elevado e muito poderosos; os mais poderosos abaixo do próprio diabo.
·        Potestade: termo também associado a Poder, Potencia, Força, Refere-se entidades que são príncipes de Nações ( e não mais regiões extensas do Globo).
São em numero muito maior mas decrescem um pouco em poder e independência.

·         Dominadores e Hostes Espirituais: os primeiros comandam os últimos; militarmente falando, os dominadores seriam algo como tenentes ou sargentos. E o grande contingente do exercito são os soldados (hostes). Estes crescem absurdamente em numero e não são mais responsáveis por Nações. Não são mais demônios territoriais. No caso, os dominadores seriam governantes de cidades, bairros, regiões menores. As hostes malignas teriam atuação mais a nível individual.
Obs: Apenas no que diz respeito à Irmandade os Principados e Potestades teriam influencia direta e “Aliança” com Pessoas.
Porque o Ap. Paulo se dá o trabalho de esmiuçar esta rede hierárquica?
Basicamente para deixar bem claro que existem intensidades diferentes de ação demoníaca e, consequentemente, níveis diferentes de Batalha! A Igreja de Cristo no Brasil está mais acostumada aos demônios do baixo espiritismo, da Umbanda, Quimbanda e Candomblé. Não são demônios de patente elevada. Todo mundo já ouviu falar em exus, pomba-gira, tranca-rua, etc...não é assim?
Mas dificilmente entramos em contato direto com demônios como Leviathan, Belzebú, por exemplo. A luta contra eles é muito diferente e requer outro tipo de preparo.
É tempo da Igreja preparar-se para confrontos mais elevados por que quem se deparar com a Irmandade, certamente também irá deparar-se com Principados e Potestades.
E o confronto com esta casta de demônios é algo que normalmente não compreendemos ainda. É uma Guerra de nuances especiais, e vai muito além das “corriqueiras”.
Portanto, esta Introdução tem por objetivo dar alerta: não menosprezemos o inimigo! Este é o pior jeito de começar qualquer confronto. Antes busquemos de Deus a postura correta, a visão verdadeira! Não fiquemos nem aquém...nem além...do necessário.
Existe uma boa maneira de começar. Vamos abordar os diversos aspectos da vida de um Guerreiro de Cristo? São vários aspectos importantes o primeiro.
Santidade: Não conseguiremos combater o diabo e seus demônios sem Santidade.
·         Santidade = Atributo divino que consiste na ausência, em Deus, da insignificância da imperfeição. Estado de perfeição a que são chamados todos os homens.

·         Santo = Bem-aventurados; eleito que vive conforme a Lei de Deus. Que cumpre com todo o escrúpulo, com a maior exatidão seus deveres religiosos e morais. Com caráter de Santidade. Individuo de vida exemplar e de conduta irrepreensível.

1)      Falemos primeiro da Santidade do Senhor

“Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo Poderoso, que era ,que é e que há de vir” (Ap. 4:8 ; Is. 6:3).

A Palavra também nos diz que “Não há Santo como o Senhor” (1 Sm 2:2). Ele é até nomeado como sendo “ O Santo” (Pv.9:10; Is.43:14-15; Ap 16:5).
Há inúmeros textos que fazem menção a Santidade do Senhor nos seus diversos aspectos (Ap.15:4; Ex. 15:11 ; Sl. 47:8 ; Ez. 36:20-23; Sl 99:3).

Ás vezes o Senhor pode destruir em nome da sua Santidade (Lv. 10:1-3; Ez.38:16,22-23).



                                            Outra arma infalível é a oração.
         
                                               Imagem relacionada

  A Palavra diz pra nos colocarmos em constante oração(1 Tess 5:17), Jesus quando nos adverte a vigiar e orar ele sabia as Batalhas que o esperava.
            Quando identificamos a atuação do mal, temos que logo entrar em oração, pois com certeza nosso adversário irá nos contra atacar. E usará toda sua tática e arsenal contra nós. Satanás é o maior inimigo da oração, por que ele conhece o poder dessa arma.
Jesus orava e algo acontecia, não foi á toa que os discípulos pediu que ele os ensinasse a Orar.(Tg 5:13-16).
Quando Jesus foi levado pelo Espirito para ser tentado, ali começou a guerra e a Batalha pó minha vida e sua vida,(Lc 4).
Sabemos que o mundo jaz no maligno, e que este mundo pertence a ele, pois o ofereceu a Jesus se se dobrasse a ele, e oferece a cada um de nós todos os dias, por isso temos que está em constante oração para não cedermos ao nosso adversário.
A missão a nós (Igreja) incumbida é de devolver o mundo a seu legítimo dono, Deus. O diabo fará tudo para frustrar essa missão.
Alguns conceitos sobre guerra espiritual:
·         A Igreja e o mundo são inimigos mortais (1 Jo 2:15/ Jo 3:19/ Tg 4:4).
·         Aos olhos humanos, o mal tem sido vitorioso, mas a vitoria final é de Cristo.(1 Jo 5:4)/(Rm 16:20).
·         A mão de Deus, apesar de invisível, trabalha o tempo todo.(Jr 64:4/At 16:25-26)/ At 5:19)
·         A Oração move a mão invisívell de Deus.Ex 14:15-25).

Como parte do corpo de Cristo devemos nos unir e empunhar armas contra Satanás. Temos autoridade para enfrenta-lo usando os recursos dado por Deus. Em Efésios, Paulo nos recomenda a nos vestirmos de toda armadura de Deus, pra podermos ficar firmes contra as ciladas do diabo.(Ef 6:11).
Todo esse revestimento tem um objetivo, combater nosso adversário, não temos de nos prepararmos para guerra e depois ficar tirando ftinha pra mostrar como ficou legal nossa armadura nova. Não!! Temos que ter em mente o foco “As astúcias ciladas do diabo” que só não cairemos se estivermos em oração. (Ef 6:18-9) / Tg 4:7.

O irmão da Miss. Rachel Saint vou morto por uma tribo de Índios sanguinários, eram guerreiros. Mas tarde outros missionários fizeram amizade com esse grupo indígenas, o Amor do Senhor alcançou-os. Depois de um encontro entre a Missionaria e os índios, ela perguntou qual seria o versículo favorito deles. Eles discutiram entre si por um instante, e, com um sorriso enorme, um deles respondeu:
- Demônio, eu ordeno que saia e nunca mais volte!
Eles parafrasearam Marcos 9:25. Aqueles guerreiros estavam certos: temos autoridade para ordenar a satanás e seus subordinados a caírem fora do cenário, para o Reino de Deus, resgatar mais um território ocupado pelo inimigo. Nunca esqueça. Compartilharmos o Amor de Deus com pessoas escravizadas por Satanás num Mundo debaixo de seu governo. É orando que os grilhões da escravidão se romperão.

                         A Estrutura Familiar como Arma de Guerra.
                
                                  Resultado de imagem para imagens estrutura familiar de batalha espiritual
  Os primeiros e talvez mais extensos campos de batalha serão travados dentro do contexto familiar. Por que?
A família constitui-se na base da Sociedade. Mas é também a base da Igreja, pelo simples fato de que esta ideia nasceu no coração de Deus.
                    Antes de Deus constituir o Povo de Israel e antes de constituir sua Igreja, Deus constituiu a Família (Gn 2:24).
Este foi o primeiro propósito de Deus para o homem e a Mulher. Marido, Esposa...e filhos.(Sl 172:3-5/Pv17:6)
Ainda que o compromisso com Deus deva ser o fundamento de todo homem, a família é o segundo compromisso mais importante. Nos textos de Mc 10:29-30 e Lc 14:25-26 Jesus cita a família como podendo ser “empecilho” ao compromisso com Ele.
Este exemplo não é à toa. Um compromisso muito importante(familiar) só poderia ser momentaneamente substituído por outro mais importante (com Ele).
Mas a verdade é que Deus se alegra com a Família e tem prazer de abençoa-la.
O nosso inimigo vai fazer de tudo pra destruir a família, pois ele sabe que é a nossa base de sustentação.
O discurso de Moisés termina com uma advertência: “Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, Pois somos descendência de Abraão através de nossa herança em cristo. (Gl 3:7-9,14,29), Somos um povo abençoado desde  Genesis.
Notemos que o livro de efésios o apostolo Paulo trata a família, antes de aconselhar sobre guerra. (Ef  5:22-31/6:1-2). Satanás vai tentar usar a falha em nossa família como trunfo de guerra. Então mas edificar nossas famílias.
Se a relação marido e mulher for boa, os filhos perceberão e será facilmente doutrinados a vontade de Deus, mas se ao invés disso, o relacionamento marido e mulher for um campo de batalha, provavelmente os filhos serão desequilibrados, se tornarão presa fácil pra satanás atingir sua vida.

Desestrutura Familiar só trás consequências desagradáveis.
Vejamos alguns exemplos:
Gn 27:41 – Esaú passa a odiar Jacó, por causa desse episódio houve uma separação de vinte anos.
Gn 37- O partidarismo de Jacó desperta nos demais filhos ódio por José.
1 Re 11:1-6 – Salomão foi contaminado por suas muitas mulheres.
2Re 11:1-2 – Atalia matou os próprios netos, para tornar-se rainha.
2 Sm 13:28-29; 13:37-39/14:28,32-33/15:10-13- conspiração de Absalão pra usurpar o  trono de Davi se Pai.
Na guerra a família como arma, temos fortes munições:
A Obediência dos filhos (Ef 6:1)
A submissão da Mulher (Ef 5:22)
Zelo do Marido (Ef 1Tm 3:10-12).

Estudo adaptado.
Boa Leitura.



2 comentários: