sábado, 13 de julho de 2019

Repostagem de Deserto Lugar de tratamento ou turismo



                                  DESERTO!!! Lugar de Turismo ou de Tratamento parte 2

Resultado de imagem para imagem de deserto

 Outro personagem que foi levado para um deserto foi Moisés. Desde pequeno Moisés conhecia as regalias do Palácio de Faraó, Ninguém na sua própria mente poderia imaginar que o destino de Moisés poderia leva-lo a um deserto como fugitivo.

Ninguém conhece a mente de Deus e o que ele proporcionará para que os seus propósitos sejam estabelecidos. Rm 11:34 “...Mas quem conheceu a mente do Senhor, ou quem foi seu conselheiro.? Quem se imagina já entrando num deserto tão pequeno, na verdade desde o nascimento de Moisés ele foi colocado num deserto. Pare e pense você ser tirado de sua família, ser dado a outra família e sem direito a escolha. Isso é ou não é um baita de um deserto. A pessoa nasce numa cultura e acorda noutra totalmente diferente. É como você fosse brasileiro, dormisse e acordasse na china ou na Índia rodeada de deuses diferente do que você conhece, um idioma diferente e com pais diferentes.
 Alguém se habilita ficar por um segundo no lugar desse menino?, que se tornaria um servo em potencial de Deus. Esse foi o legado de Moisés quando ele nasceu. existia um mundo de opressão, Os hebreus se sentiam num beco sem saída, eles eram vitimas, mas não arquitetavam nenhum plano de fuga, pois sabiam que era inútil, daquela situação só mesmo Deus de Abraão o Senhor para liberta-los, havia uma esperança que os alimentava, por isso que quando estamos no deserto temos que trazer a memória o que nos traz esperança. As promessas feitas aos patriarcas eram formas de alimentar a esperança de dias de liberdade. O que você tem trazido a sua memória, pra alimentar sua Esperança e Fé neste deserto? (Lm 3:21).

  “ Pela fé, Moisés, já adulto, se recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser Maltratado com o povo de Deus a desfrutar do pecado durante algum tempo. Por Amor a Cristo, considerou a desonra riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua promessa.” Tem noção do que seja os tesouros do Egito? O que ele aguardava era maior, pela fé a Salvação em nosso Senhor Salvador Jesus Cristo. Ele creu. O deserto nos proporciona fé. Pois no deserto temos recursos limitados, ficamos na total dependência de Deus.
Quando caminhamos com nossos próprios pés para o deserto, o Maximo que vamos conseguir é enterrar os problemas na areia. Quando pensarmos que ninguém viu...estaremos diante de um defunto e um acusador. Aí que a coisa piora porque ou você foge pra um deserto e pede a misericórdia de Deus pra ir contigo ou você vai sozinho e tenta conhecer Deus e segui-lo no deserto. Até Ele pegar confiança e te sondar e te curar e mandar você de volta de onde você não deveria ter saído.
Moisés se precipitou em ir para o deserto, Deus não precisa que matemos ninguém, para seu propósito se concretizar em nós. Deus disse que iria tirar o povo com mãos fortes. Imagina as mãos de Deus? Terrível coisa é cair nela.

Moisés conhecia princípios de Justiça, mas por não esperar usou sua própria justiça. Você está pronto para sair deste deserto e enfrentar seu adversário, seja ele quem for? Jezabel ou Faraó, não importa o nosso Deus é o mesmo ontem, hoje e será eternamente. Amém!!

Outro que foi pro deserto e lá conheceu o Deus Todo Poderoso foi Abrão, ele saiu de sua parentela e foi crendo no que Deus tinha prometido, esse personagem tem um legado maravilhoso. No deserto ele aprendeu a ser um homem de fé, Deus forjou seu caráter, ele venceu lutas, ele foi provado e aprovado por Deus. Se caminharmos pelo deserto de Abraão veremos como ele cresceu nesta trajetória.
Deus convida ele a ir a uma Terra que ele Deus mostraria, depois ele por precipitação de sua esposa se mete numa enrascada. Por ordem de sua esposa ele deita com a concubina e tem um filho, que não é o da promessa. Depois por causa dos ciúmes das mulheres ele é obrigado a despedir a mãe de seu filho e manda-lo para o deserto. Neste deserto Deus se compadece do menino e o salva. O filho de Abraão chama-se Ismael. Ele prosperou no deserto. Então temos que crer que, se  Deus manda alguém para um deserto, ele vai fazer prosperar. Gostaria de compartilhar estas linhas com você leitor, que quer encontrar Deus, mas as vezes por não vê-lo com facilidade caminha pra lugares de dores que com certeza lá ele não está. O deserto tem várias funções: lugar de tratamento, lugar de solidão, lugar de prosperidade, lugar de encontrar Deus. Depende do que você está em busca, cuidado! Seja conduzido, não caminhe com seus próprios pés.

Texto de Ione G. Sant Ana Ramos Fonte de pesquisa: Biblia da Mulher, Êxodo- face a face com Deus(Irmão André e Al Janssen, Do monte para Caverna (Élson de Assis).

Boa Leitura

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Você me leva ao deserto. ministério Zoe




Você me leva ao deserto
(ministério Zoe).


Deixe Deus falar ao seu coração neste momento de deserto.



Repostagem de uma mensagem do nosso Blog.(Deserto lugar de turismo ou de tratamento).




                                                                        DESERTO!!!
                             lugar de Turismo ou de Tratamento...



 Quando falamos em deserto lembramos de que?O que vem a nossa mente? Sequidão, falta de água, escassez, frio, calor...
Tudo isso nos vem à mente, mas como paramos em um deserto? Duas formas: ou Deus nos direciona pra lá ou caminhamos com os próprios pés. Como tem sido sua caminhada em direção ao deserto? Com seus próprios pés? Ou tem caminhado segundo a vontade de Deus?Crer que, se parar lá (no deserto) ele te tirará com mão forte.
Temos nas escrituras vários exemplos de pessoas que foram levadas ao deserto e pessoas que caminharam para o deserto.
O profeta Elias era um homem temido por aqueles que andavam errados com Jeová ele era o típico profeta RX dos dias atuais, pois sabiam quem era ele e o grau de intimidade com Deus. Ele sempre se mostra destemido com muita fé e crendo no seu chamado, que era de direcionar Israel ao verdadeiro Deus e destruir as obras de baal e seus seguidores. Mas quem não se lembra do episódio do desafio do holocausto molhado. Onde ele guerreou com 400 falsos profetas de baal e 450 de Jezabel. Quem lembra o que aconteceu depois do combate? O profeta procurou uma caverna pra se esconder da furiosa jezabel. Mesmo ele saindo vitorioso juntamente com Jeová ele fugiu. É no deserto que vamos ser forjado, ensinado. Tu tem aprendido com seu deserto? Existiram dois desertos que podemos citar com este personagem. o primeiro temos que entender que no deserto é o lugar mais tranquilo para o Pai conversar com os filhos,(claro neste contexto de Deus e nós) . quando ele fugiu da presença do rei e foi em direção do ribeiro de Quiriate, onde foi sustentado por Deus, ali, no deserto longe de todos, das multidões, no silencio da solidão.Deus conversou com ele.
Existem momentos que é só você e Deus. aí não tem como reagir. Temos que encarar.

Quando Deus nos leva ao deserto é porque ele quer nos levar a experiências maravilhosas e com certeza está nos preparando para desafios muito maiores que iremos enfrentar. Neste primeiro deserto que este profeta esteve, não podemos de forma alguma esquecer como Deus o sustentou.
Ele caminhou para este deserto porque Deus mandou que ele saísse da presença de Acabe. E por obediência ele caminhou para Querite; a leste do Jordão. (1R 17:5;6). E ficou ali até que Deus o mandou para outro lugar. O segundo deserto que o profeta Elias esteve não foi por que ele perdeu a fé no Deus de Israel, foi porque estava cansado das batalhas espirituais e cansados das ameaças de Jezabel.

Às vezes por se sentir só desistimos das pelejas, não porque queremos, mas faltam forças, por isso que a Palavra diz que é bom que sejam dois, pois caindo um, outro o levantará. Temos um cântico aqui no Brasil que se chama “Nunca pare de Lutar”, da pra Ludmilla Ferber, ela retrata neste louvor exatamente como nos sentimos em uma batalha. E acredito que foi desse jeito que o Profeta se encontrava, após uma vitória a mistura de um desgaste com contra ataque do mal..., Mas ao invés de clamar mais uma vez a dor e o cansaço o levaram a caminhar para um deserto e ficar lá sozinho.

Talvez por não entender os desígnios de Deus ele se desesperou e se antecipou a se esconder no deserto. (2 Reis 19). Observe o alimento do Profeta Elias no primeiro deserto e no segundo. Em um ele foi por obediência, Ele comeu carne ( se Obedecerdes a minha palavra comereis o melhor desta Terra...Jr2:19). O outro ele teve que ser auxiliado por um anjo que descia para ajuda-lo a comer, pois, não tinha forças nem para comer. No deserto que tu entra sozinho só tem desgaste e morte e depressão. ( 1R 19:4-7).

Boa leitura!!
Pra. Ione Gomes

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Seja uma benção pra sua Família, Sociedade e Amigos




Caráter

Imagem relacionada

O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa é que vão determinar a sua conduta e a sua moralidade, é o seu caráter. Os seus valores e firmeza moral definem a coerência das suas ações, do seu procedimento e comportamento.
Uma pessoa conhecida como "sem caráter" ou "mau caráter", geralmente é qualificada como desonesta, pois não apresenta firmeza de princípios ou de moral. Por outro lado, uma pessoa "de caráter" é alguém com formação moral sólida e incontestável.
O caráter quando é forte, não se deixa levar por alguma proposta de uma via mais fácil para a realização de algo. Mesmo se naquele momento parece ser o melhor caminho a seguir, é o caráter que vai determinar a escolha do indivíduo.
O que Deus espera de seus filhos? Ele espera que sejamos homens e Mulheres com caráter transformado.

A Bíblia está recheada de exemplos de bom caráter e de mau caráter. Porque Deus não esconde o erro de ninguém, a bíblia poderia vir só com os bons exemplos, mas não, temos exemplos que foram nos deixados de bom e mau caráter. Temos que fazer a nossa escolha, aquele que vive uma vida de transformação e Santificação vai ser um homem ou uma mulher de caráter.
Um bom exemplo de caráter foi o de José do Egito.
Jose tinha tudo pra ser um homem com um caráter duvidoso. As vezes para justificar seus erros, colocar a culpa nos outros é a saída para o mau caráter.

Depois de ser jogado numa cisterna, ser vendido por seus irmãos, viver como escravo em uma nação estrangeira, ser acusado de assédio sexual. José  tinha tudo para virar a casaca, como diz o povo e começar uma vida torta, mas não! Ele continuou usando da educação que ele tinha, ser um homem honrado, independente das circunstancias.
Hoje infelizmente vemos que as pessoas se moldam ao ambiente em que vivem. Mas não é dessa forma que aprendemos. Temos que pôr em prática o que aprendemos de Deus (Pai) e de nossos pais. Pois a educação vem de dentro de casa.

No salmos 128 temos um excelente ensinamento acerca de família.
Mas quantos não dão importância a essa preciosidade que é ensinamento para toda família. Essa palavra de salmos 128, ensina o marido, a esposa e os filhos.
Ao marido ela ensina que o homem da casa tem que ser temente a Deus e que anda nos seus caminhos, como estamos falando de Caráter, isso é o primordial.
Esse homem não será qualquer um, mas será um homem próspero, será feliz.

Sua mulher será como videira frutífera, note que o salmo diz que, a sua mulher estará no interior da casa, o que vejo com essa informação? Que essa esposa terá presença em sua casa, não será uma esposa e mãe omissa.
Os filhos serão como rebentos de oliveira a roda de sua mesa. Não tem alegria maior de ter a presença dos filhos na hora da refeição, ali podemos falar sobre todos s assuntos pendentes, podemos penetrar no mundo deles e saber o que acontece com eles. Veja, tudo isso pelo fato de estarem sentados a mesa.

O que isso tudo tem haver com Caráter? Tem haver que o homem que teme e serve a Deus, tem que ter por obrigação, ter caráter pois  sobre seus ombros estão vidas que precisam ser direcionados.
Minha mensagem hoje pra você que começou a ler este texto é que, independente da família que você tem, ou o lugar que você vive, o grupo que você frequenta. Você não precisa ser igual a ninguém, siga os ensinamentos como ser um bom homem. E assim teremos uma sociedade melhor, uma casa melhor, uma família melhor.
Não tem nada melhor do que saber que temos um lugar para descansar, ou voltar quando estivermos cansados. E o mau caráter não terá esse lugar. Pense nisso.

Boa leitura.
deixe seu comentário.
Pra. Ione G.S.R



quinta-feira, 4 de julho de 2019

Somos Cartas seladas pelo Senhor "O Espirito"




                                                      Ministério do Espirito


                                                  Imagem relacionada                      



                                                                  2 Coríntios 3.

CAPÍTULO 3
1  PORVENTURA começamos outra vez a louvar-nos a nós mesmos? Ou necessitamos, como alguns, de cartas de recomendação para vós, ou de recomendação de vós?
2  Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens.
3  Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.
4  E é por Cristo que temos tal confiança em Deus;
5  Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus,
6  O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.
7  E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,
8  Como não será de maior glória o ministério do Espírito?...
Queria falar um pouco de sermos considerados cartas de Cristo.
Antigamente, na época dos feudos, demorava-se muito a chegada de uma correspondência, devido ausência de estradas pavimentadas, geralmente as correspondências eram feitas via cavalos, carruagens, pombos correios. depois com a chegada das embarcações, através de barcos ou navios. Os reis e Senhores donos de terra quando enviava uma carta selava com seu anel. Isso mesmo, o anel do rei era como um carimbo. Quando chegava aquela correspondência com selo real, sabia-se que era algo de extrema importância.
Paulo diz nessa carta que nós não precisamos recomendar ninguém e nem ser recomendado, porque somos carta de cristo. Isso nos lembra que somos selados pelo Espirito Santo, então onde chagarmos, quando pronunciarmos qualquer coisa, temos que ter muito cuidado, pois o seu conteúdo que vai dizer quem você é.  

Vamos ler em Jeremias 33
31  Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
32  Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR.
33  Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
34  E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
Então, vamos entender algo aqui. Quando recebemos a Jesus, o Espirito Santo vem morar dentro de nós, certo? O que você acha que o Espirito Santo fica fazendo dentro de nós? Tomando limonada com óculos de sol... Não!. Ele está fazendo uma obra dentro de nós.
A palavra diz que ele começou uma obra em nós( Fil 1:6). edifício Santo( 1Pe 2:5). Esta obra começa quando recebemos Jesus como Salvador. Ele vem fazer morada eterna em nós. Essa obra pára? Sim pára, quando nós nos afastamos da presença dele, e rejeitamos o seu proposito em nossas vidas. Ele te selou, me selou na cruz. Ele carimbou esta carta viva que somos nós. quando chegamos em algum lugar esta carta tem que ser lida por todos, pois já fomos reconhecidos por nossos líderes (Pai, Filho e Espirito), por isso fomos enviados. Quando uma pessoa lê a carta que somos nós? quando damos bom testemunho. Temos que testemunhar Jesus em nós como agente transformador. Enquanto não dermos bom testemunho, não chegamos ao testemunho de carta lida e recomendada pelo Espirito Santo(Ef 4:13).
Jesus disse: vós sois minhas testemunhas.
"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra."  (Atos 1 : 8). Jesus estava dizendo: “ Ei, vou enviar muitas cartas as nações e até aos confins do mundo...” quem selou a carta? Jesus, quem é o selo? O Espirito Santo.
No versículo 3 dessa carta, apostolo Paulo diz assim: Não escrita com tinta, mas com o Espirito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de corações humanos, ou seja, corações de carne. E não é essa a promessa que Jeremias predisse em Jr 31:33?
Ele diz que não mais precisaríamos ensinar a ninguém, pois o Espirito Santo ensinaria a cada um, e mais, ele escreveria no nosso coração e na nossa mente quem era o Senhor. Aleluia.


                                                  Aliança do Espirito

Essa aliança seria segundo o Espirito, então, pressupomos que o Senhor Espirito não está de férias dentro de nós, Ele está trabalhando (Isaias 64:4), ou seja, edificando um tabernáculo pra Jesus reinar.
Efésios 2:21;22
21  No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.
22  No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.

1 Pedro 2:5
"Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo."  (I Pedro 2 : 5).
Deus está fazendo grande obra. E eu e você somos participantes dessa obra.
Essa obra que somos participantes em Cristo é mérito Dele. Quem morreu por nós foi Ele, quem está completando a obra é o Espirito Santo. A nossa participação é desfrutar dessa obra gloriosa. Ele tem nos capacitado através do Espirito pra sermos ministros de uma nova aliança, não de letra, mas do Espirito, por que a letra mata, mas o Espirito nos dá vida. Que maravilhoso.!
Vamos observar esse verso 1Cor 3:7.( versão King Jemes)
Com letras sobre pedras foi gravado o ministério que trouxe a morte; no entanto, esse ministério veio com tamanha glória que os filhos de Israel não conseguiram sequer fixar os olhos na face de Moisés, por causa do resplendor do seu rosto, mesmo que esse brilho estivesse se desvanecendo. Não será o ministério do Espirito muito mais glorioso?
Ora, se o ministério que trouxe a condenação era glorioso, quanto mais ainda será o ministério que produz a justificação.
Que Ministério que trouxe a condenação é esse? A lei. Porque até hoje eles não cumpriram a lei. até hoje ouço pregadores dizerem que o véu da face de Moises era por causa da Santidade que havia nele, e era isso que os Judeus conservadores pensavam e pensam, idolatravam um homem comum de carne e osso, que lutava dia após dia para vencer seus traumas e medos.
A palavra diz nesse texto acima que, quando ia se desvanecendo a Gloria de Deus do seu rosto, ele colocava o véu.(2 cor3:13-18)). ele colocava o véu pra disfarçar sua fraqueza, pois era um ser humano segundo as paixões como qualquer um. Mas o texto também diz que agora com o ministério do Espirito escrito em letras sobre pedras. (1Pe 2:5). Pedras que vivem, ou seja, nós. A letra mata, mas o espirito vivifica. O não cumprimento da lei matará o homem, mas o Espirito vivificará os nossos corpos mortais.( Romanos 8:11), ou seja, o ministério do Espirito nos vivifica, nos traz a vida de Deus. Por isso temos que buscar a presença dele como um tesouro. Jesus a todo momento falou em parábolas a respeito do ministério do Espirito.
Parábolas de Jesus:
Mateus 13:44.
O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo.
A palavra diz de um mistério que estava oculto, e esta parábola conta de um tesouro oculto. Acredito eu que esse tesouro oculto seja o ministério do Espirito que Paulo cita em 2 coríntios 3. Pois o homem que encontra o tesouro oculto, vende tudo o que tem e compra aquele campo. Não é parecido com a parábola do jovem rico? “Vai vende tudo o que tens e segue-me”. Quando temos o ministério do Espirito não somos apegados a coisas daqui desta Terra.
Colossenses diz: “O mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações, agora, todavia, se manifestou aos seus santos...entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a Esperança da Gloria.” ( Colossenses 1:26;27). (Efésios 3:9). Esse mistério foi revelado através do Espirito Santo quando foi derramado sobre os Cristãos e com a fundação do corpo de Cristo a Igreja. ( Efésios3:10)/( Colossenses 1:17)/ (Efésios 1:3;4).
Mateus 13:45.
O reino dos céus é também semelhante a um homem que negocia e procura boas perolas; e, tendo achado uma perola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra.
Quando nós encontramos esse tesouro que é a Salvação, não se perde tempo com coisas fúteis, queremos propagar, ou seja, anunciar e salvar a outros também. Esta é a obra do ministério do Espirito. Sermos cristãos autênticos, sem mascaras, ou seja, sem cera. Antigamente este termo sincero vinha do termo sem ceras, ou seja, sincero.
Lucas 15:8.
Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? E tendo-a achado, reúne suas amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido.
Eu vos afirmo que, de igual modo, há jubilo dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.
Quem tem o ministério do Espirito, ou seja, deixou Jesus construir uma morada para o Espirito Santo, não fica pra sempre perdido, pois quando se encontrar perdido, Jesus acenderá a candeia que é o Espirito que está dentro de nós, e o trará de volta ao aconchego do Espirito. Amem!


Esse ministério do Espirito veio com tanta gloria que os escolhidos, ou seja, Israel não conseguiram compreender. Por causa da sua gloriosidade, por isso Moises não retirava o seu véu.
 Porque eles não conseguiam fitar os olhos em Moises? por causa do resplendor do seu rosto. Aí, a Palavra diz: quanto mais glorioso será o ministério do Espirito.
E Paulo continua...
Ora se o ministério que trouxe condenação era glorioso, quanto mais ainda será o ministério que produz a Justificação. Alguns irmãos entenderam isso, à exemplo, Martin Lutero.
Aleluia! por que se entendermos esse mistério aqui revelado, seremos cartas lidas por onde quer que passarmos.
Comece a dar testemunho verdadeiro do Senhor, seja sua carta lida, Ele já te selou e aprendemos nesse episódio o quão precioso é o ministério do Espirito Santo.
Quando ele fala de ministério, ele está enfatizando obra, trabalho.
Deus tem uma obra pra cada um, ou seja, nos inserir, nesse ministério do Espirito.
                                         

                                      
                                               Aliança no deserto
Ele diz: não como a aliança que fiz com os pais no deserto, quando os tomei pela mão para tira-los do Egito. Esse termo tirar pelas mãos, nos reporta a tirar com força, rapidez...
Vamos nos transportar um pouco para o Egito da época de Moises.
Quando Deus se apresentou a Moises, ele disse que era o Deus de seus Pais. ( Deus prometeu a Abraão que livraria seu povo da escravidão, onde ficariam por 400 anos. Anrão conhecia o Deus de Abraão, Isaac e Jacó e clamava por uma libertação).
Quando Deus fez aliança com Abraão no deserto Deus falou que sua descendência iria ser peregrina na terra do Egito. Então entendo eu, que quando Deus diz que ouviu a voz do seu povo, ele estava considerando principalmente a geração antiga. Por isso, ele cita em Jeremias 33:31. Não como a aliança que fiz com seus pais no deserto, quando os tomei pela mão para tira-los do deserto. O povo quando chegou ao Egito era de um jeito, quando saiu era outro. Os corações estavam corrompidos. Por isso no ministério do Espirito ninguém precisará ensinar a seu companheiro, pois dirão, já conhecemos o Senhor. a lei estará gravada na mente e no coração, pois não terão mais um coração duro e sim de carne.

Quando falamos de ministério do Espirito, não podemos desconsiderar que ele está nesta obra de edificação desde o Principio.(João 1:1/Gen. 1:2).
O ministério do Espirito começa no Éden, Deus o Espirito já estava lá.
O Espirito trabalha em conjunto com a Graça de Deus, quem seria esta Graça, o próprio Senhor Jesus. Nossa esperança da Glória.
Quando Adão peca e desobedece ao Pai, ele reconheceu que estava nu. Quem fazia esta roupagem de gloria de forma que ele, Adão, não via a sua nudez.? O Espirito Santo que o vestia de Graça.
Assim também somos nós, quando pecamos a nossa roupa de gloria é retirada. (Rm 3:23)/Rm5:12). Quando pecamos perdemos nossa roupa de Gloria, foi exatamente o que aconteceu com o Adão no Éden.(Gen 3:8-10).
Quando a consciência do pecado chega ao nosso coração, vem o arrependimento.
Adão percebeu que estava nu, por causa da consciência. O homem no Jardim era inocente, pois, não tinha pecado, o fruto da arvore que Deus disse que não comessem, estava recheada de conhecimento, tanto do bem, como do mal.(Gen 2:9;16;17),( Gen 3:6-7),(Gen 8:11) Antes do conhecimento do bem e do mal ser manifestado no homem, ele vivia na dependência do Espirito Santo. Deus nutria este conhecimento divino. Até porque Deus estava começando a ensinar o homem em sua sabedoria.    
Quando o homem pega e se vê sem a glória de Deus, ele rapidamente providencia, algo para cobrir sua nudez.(Gen.3:7).
O interessante é que mesmo com essas roupas improvisadas, Deus não considerou como vestidos. Não interessa o jeito que vai dá para tratar seu pecado ou erro, se não for debaixo da graça, vai continuar nu, ou seja, despido.
 No capitulo 3:21 do livro do Genesis. Vemos a primeira vez que alguém morre por causa do erro de outro. Deus sacrifica um animal para vestir o homem.
O sangue foi derramado, em um lugar onde gerava vida. agora havia morte. um inocente morreu no lugar do homem. (Rm 5:12).
Vamos voltar ao ministério do Espirito, agora entende que Ele já estava lá na criação, e viu a necessidade de nos trabalhar para reconquistarmos o que perdemos, ou seja, a presença de Deus.
Agora toda vez que pecamos e caímos, nos afastamos do Pai. o Espirito da verdade que ficou conosco, nos convence do nosso pecado, para retornarmos para Ele. (Mt 14:26; 16:8;13). 

Boa Leitura
deixe seu comentário.

Graça e Paz.

terça-feira, 2 de julho de 2019

Batalha Espiritual ( Nossa Luta não é contra Carne e Sangue...)


                       
                          Estudo sobre Batalha Espiritual
                  

                          Resultado de imagem para imagens de batalha espiritual

A realidade da intensidade da Guerra.
Estamos vivendo hoje, no final dos tempos, muitas lutas temos enfrentado, mas sabemos que sairemos vencedores através do Sangue de Jesus. Afinal o príncipe deste mundo encontra-se no seu apogeu, isto deve acontecer antes que ele seja destruído. Durante algum tempo satanás deverá dominar sobre a terra através do governo do anticristo. Este tempo esta próximo! Isto a séculos atrás disse o profeta Daniel em seus escritos (Dn 7:19-28/ Dn 8:23-25)
Embora tenhamos a promessa da vitória, Deus nunca disse que antes da vitória não existiria guerra!!! Antes de possuirmos a Terra..teremos que lutar! Naturalmente a Guerra é real.
Paulo escreve na carta aos Efésios: “ A nossa luta não é contra Sangue ou carne, mas contra principados,potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestes” (Ef. 6:12).
“Luta” quer dizer confronto. Quer dizer Combate!
Nós devemos dar a devida importância a este assunto tanto quanto damos a outros assuntos na bíblia, este assunto merece a justa atenção, pois são inegáveis. Quer queiramos ou não, já aprendemos que cristão tem inimigos reais que querem o seu mal acima de qualquer coisa.
Interessante notar que a carta aos Efésios Paulo trata de diversos assuntos do dia a dia do cristão. Mas o último assunto ele menciona a batalha espiritual, e o apóstolo inicia com a expressão “quanto ao mais, irmãos,(...)”, ou seja, “além disso tudo”, Essa expressão demonstra a realidade do nosso dia a dia, a realidade do cristão.
“Nossa Luta” quer dizer que envolve a todos. Não apenas os “mais espirituais” ou “menos espirituais”. Paulo se dirige “Aos irmãos”, este assunto abrange toda Igreja.
Existem muitos que não acredita na Guerra Espiritual. Mas nós estaremos aqui para aprender o que a Biblia diz. Se o Apóstolo Paulo fala de uma guerra, é porque ela existe, ninguém fala do que não é real. Principalmente quando se trata da Palavra de Deus.
Ainda em Efésios 6 no verso 12, Paulo vai acrescentar detalhes da natureza desta batalha, mostrando onde ela ocorre. “Nas regiões Celestes”, mas o que são regiões celestes? Este termo está fazendo referencia ao mundo celestial, ao reino espiritual. Ele existe  de fato! Como compreender melhor como “funciona” o reino espiritual?   
Existem as “Leis da Natureza” que é regido por um mundo físico, humano, a Terra.
Existe a lei da gravidade, a combustão que também é uma lei física, transforma a massa em energia. As estações do ano que vem e vão, por causa da translação da Terra em torno do sol. E assim por diante.
No entanto....” Deus é Espírito” (Jo 4:24). Sabemos que no principio o Espírito de Deus pairava sobre as águas. (Gn 1:2). O Espírito que paira sobre as águas não está sob ação de nenhuma lei conhecida no mundo terrestre. Ao longo da Biblia há evidencias claras do Reino Espiritual. Diz que o “além e o Abismo” estão descobertos aos olhos de Deus (Pv 15:11). No livro de Jó Deus lhe pergunta sobre o mundo do além, sobre “as portas da morte”, “as portas da região tenebrosa” (Jó 38:17-19).
Em apocalipse menciona sobre gafanhotos que sairão do abismo sob a liderança de Abadom (Ap 9:2-3,11).  
O próprio Jesus diz que “vai para junto do Pai” mas os discípulos e nós hoje ainda permanecemos no mundo; embora não sejamos “cidadãos deste Mundo”, como Paulo acrescenta que somos cidadãos dos céus. Jesus também fala da casa do Pai (Jo 16:15,17),(Jo 17:14), (Jo 14:2).
As leis que regem o mundo espiritual são muito diferentes das que rege o mundo físico. É difícil explicar pelas vias naturais como foi a ressurreição de Lázaro, como se Multiplicou os pães, ou como se deu a travessia do Mar Vermelho! Em outras palavras vemos que existe outra “dimensão”, regida por leis, invisíveis aos nossos olhos, mas que é real e habitada por seres espirituais, tanto bons(Céus, Casa do Pai), quanto maus (além e abismo).
Conclui-se que: A Batalha Espiritual é uma realidade que nos envolve a todos, tem origem nesta dimensão Espiritual e é regida por outras leis e habitada por seres, mas que reflete no mundo físico e nos envolve enquanto seres humanos. Não podemos esquecer o exemplo de Jó. Ele estava enfrentando uma Batalha Espiritual, embora não soubesse. O diabo pediu permissão a Deus para atacar sua vida. Começou no Reino Espiritual, mas as consequências foram físicas.
Vamos observar em efésios 6:12, já que estamos falando de Reino Espiritual e seres Espirituais.
A luta não é contra “sangue e carne”, isto é, seres humanos. Mas contra quem lutamos então?
Versículo 11--- o diabo.
Versículo 12--- principados, potestades, dominadores, forças espirituais da maldade.  
1)    O diabo
General do exercito inimigo. Seu caráter é o pior possível, sua crueldade não tem parâmetros. Observe alguns de seus adjetivos: “pai da mentira”, “destruidor”,  “ladrão”, “homicida”, “o que procura devorar como leão”, “o que vem pecando desde o principio”. E etc,etc.
No versículo 11 Paulo fala das suas “astutas ciladas”, ou seja, toda sorte de armadilhas. E não sejamos simplistas em achar que as ciladas do diabo consistem em cavar um buraquinho e cobrir com folhas. Se dependesse dele nenhum buraco seria tão fundo quanto ele gostaria.
Sabemos a dimensão do Poder do nosso Deus, sabemos que todo poder foi dado a Jesus, mas não desprezar a hipótese de que nosso adversário tem poder e é inteligente, mas do que qualquer ser humano. Deus quando criou Lúcifer, deu poder e inteligência.
Se Jesus, e Paulo, e João falaram tanto acerca do diabo, sua atuação e, principalmente, a atuação no final dos tempos (que é agora!)...é porque queriam chamara nossa atenção para isso. Se possível fosse, até os eleitos seriam enganados.(Mt 24:4-5, 9-11,15-26)/(II Ts 2:3-12)/(I Jo 2:18-23)/(Ap 13:1).

2)      Exercito Inimigo                                                                                                      
        O inimigo não trabalha sozinho porque não é onipresente, onipotente e onisciente como Deus. Neste texto Paul discrimina os principais níveis da rede hierárquica demoníaca.

·         Principado: quer dizer “ Aquele que tem dignidade de Principe”, Autoridade Imperial. Também é um termo utilizado para fazer referencia ao Território sob o domínio de um Principe. São demônios ligados ao governo e domínio de regiões inteiras do Globo Terrestre, mais especificamente Norte,Sul, Leste, Oeste (aspecto não ligado ao texto, mas a outras referencias). São em numero não elevado e muito poderosos; os mais poderosos abaixo do próprio diabo.
·        Potestade: termo também associado a Poder, Potencia, Força, Refere-se entidades que são príncipes de Nações ( e não mais regiões extensas do Globo).
São em numero muito maior mas decrescem um pouco em poder e independência.

·         Dominadores e Hostes Espirituais: os primeiros comandam os últimos; militarmente falando, os dominadores seriam algo como tenentes ou sargentos. E o grande contingente do exercito são os soldados (hostes). Estes crescem absurdamente em numero e não são mais responsáveis por Nações. Não são mais demônios territoriais. No caso, os dominadores seriam governantes de cidades, bairros, regiões menores. As hostes malignas teriam atuação mais a nível individual.
Obs: Apenas no que diz respeito à Irmandade os Principados e Potestades teriam influencia direta e “Aliança” com Pessoas.
Porque o Ap. Paulo se dá o trabalho de esmiuçar esta rede hierárquica?
Basicamente para deixar bem claro que existem intensidades diferentes de ação demoníaca e, consequentemente, níveis diferentes de Batalha! A Igreja de Cristo no Brasil está mais acostumada aos demônios do baixo espiritismo, da Umbanda, Quimbanda e Candomblé. Não são demônios de patente elevada. Todo mundo já ouviu falar em exus, pomba-gira, tranca-rua, etc...não é assim?
Mas dificilmente entramos em contato direto com demônios como Leviathan, Belzebú, por exemplo. A luta contra eles é muito diferente e requer outro tipo de preparo.
É tempo da Igreja preparar-se para confrontos mais elevados por que quem se deparar com a Irmandade, certamente também irá deparar-se com Principados e Potestades.
E o confronto com esta casta de demônios é algo que normalmente não compreendemos ainda. É uma Guerra de nuances especiais, e vai muito além das “corriqueiras”.
Portanto, esta Introdução tem por objetivo dar alerta: não menosprezemos o inimigo! Este é o pior jeito de começar qualquer confronto. Antes busquemos de Deus a postura correta, a visão verdadeira! Não fiquemos nem aquém...nem além...do necessário.
Existe uma boa maneira de começar. Vamos abordar os diversos aspectos da vida de um Guerreiro de Cristo? São vários aspectos importantes o primeiro.
Santidade: Não conseguiremos combater o diabo e seus demônios sem Santidade.
·         Santidade = Atributo divino que consiste na ausência, em Deus, da insignificância da imperfeição. Estado de perfeição a que são chamados todos os homens.

·         Santo = Bem-aventurados; eleito que vive conforme a Lei de Deus. Que cumpre com todo o escrúpulo, com a maior exatidão seus deveres religiosos e morais. Com caráter de Santidade. Individuo de vida exemplar e de conduta irrepreensível.

1)      Falemos primeiro da Santidade do Senhor

“Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo Poderoso, que era ,que é e que há de vir” (Ap. 4:8 ; Is. 6:3).

A Palavra também nos diz que “Não há Santo como o Senhor” (1 Sm 2:2). Ele é até nomeado como sendo “ O Santo” (Pv.9:10; Is.43:14-15; Ap 16:5).
Há inúmeros textos que fazem menção a Santidade do Senhor nos seus diversos aspectos (Ap.15:4; Ex. 15:11 ; Sl. 47:8 ; Ez. 36:20-23; Sl 99:3).

Ás vezes o Senhor pode destruir em nome da sua Santidade (Lv. 10:1-3; Ez.38:16,22-23).



                                            Outra arma infalível é a oração.
         
                                               Imagem relacionada

  A Palavra diz pra nos colocarmos em constante oração(1 Tess 5:17), Jesus quando nos adverte a vigiar e orar ele sabia as Batalhas que o esperava.
            Quando identificamos a atuação do mal, temos que logo entrar em oração, pois com certeza nosso adversário irá nos contra atacar. E usará toda sua tática e arsenal contra nós. Satanás é o maior inimigo da oração, por que ele conhece o poder dessa arma.
Jesus orava e algo acontecia, não foi á toa que os discípulos pediu que ele os ensinasse a Orar.(Tg 5:13-16).
Quando Jesus foi levado pelo Espirito para ser tentado, ali começou a guerra e a Batalha pó minha vida e sua vida,(Lc 4).
Sabemos que o mundo jaz no maligno, e que este mundo pertence a ele, pois o ofereceu a Jesus se se dobrasse a ele, e oferece a cada um de nós todos os dias, por isso temos que está em constante oração para não cedermos ao nosso adversário.
A missão a nós (Igreja) incumbida é de devolver o mundo a seu legítimo dono, Deus. O diabo fará tudo para frustrar essa missão.
Alguns conceitos sobre guerra espiritual:
·         A Igreja e o mundo são inimigos mortais (1 Jo 2:15/ Jo 3:19/ Tg 4:4).
·         Aos olhos humanos, o mal tem sido vitorioso, mas a vitoria final é de Cristo.(1 Jo 5:4)/(Rm 16:20).
·         A mão de Deus, apesar de invisível, trabalha o tempo todo.(Jr 64:4/At 16:25-26)/ At 5:19)
·         A Oração move a mão invisívell de Deus.Ex 14:15-25).

Como parte do corpo de Cristo devemos nos unir e empunhar armas contra Satanás. Temos autoridade para enfrenta-lo usando os recursos dado por Deus. Em Efésios, Paulo nos recomenda a nos vestirmos de toda armadura de Deus, pra podermos ficar firmes contra as ciladas do diabo.(Ef 6:11).
Todo esse revestimento tem um objetivo, combater nosso adversário, não temos de nos prepararmos para guerra e depois ficar tirando ftinha pra mostrar como ficou legal nossa armadura nova. Não!! Temos que ter em mente o foco “As astúcias ciladas do diabo” que só não cairemos se estivermos em oração. (Ef 6:18-9) / Tg 4:7.

O irmão da Miss. Rachel Saint vou morto por uma tribo de Índios sanguinários, eram guerreiros. Mas tarde outros missionários fizeram amizade com esse grupo indígenas, o Amor do Senhor alcançou-os. Depois de um encontro entre a Missionaria e os índios, ela perguntou qual seria o versículo favorito deles. Eles discutiram entre si por um instante, e, com um sorriso enorme, um deles respondeu:
- Demônio, eu ordeno que saia e nunca mais volte!
Eles parafrasearam Marcos 9:25. Aqueles guerreiros estavam certos: temos autoridade para ordenar a satanás e seus subordinados a caírem fora do cenário, para o Reino de Deus, resgatar mais um território ocupado pelo inimigo. Nunca esqueça. Compartilharmos o Amor de Deus com pessoas escravizadas por Satanás num Mundo debaixo de seu governo. É orando que os grilhões da escravidão se romperão.

                         A Estrutura Familiar como Arma de Guerra.
                
                                  Resultado de imagem para imagens estrutura familiar de batalha espiritual
  Os primeiros e talvez mais extensos campos de batalha serão travados dentro do contexto familiar. Por que?
A família constitui-se na base da Sociedade. Mas é também a base da Igreja, pelo simples fato de que esta ideia nasceu no coração de Deus.
                    Antes de Deus constituir o Povo de Israel e antes de constituir sua Igreja, Deus constituiu a Família (Gn 2:24).
Este foi o primeiro propósito de Deus para o homem e a Mulher. Marido, Esposa...e filhos.(Sl 172:3-5/Pv17:6)
Ainda que o compromisso com Deus deva ser o fundamento de todo homem, a família é o segundo compromisso mais importante. Nos textos de Mc 10:29-30 e Lc 14:25-26 Jesus cita a família como podendo ser “empecilho” ao compromisso com Ele.
Este exemplo não é à toa. Um compromisso muito importante(familiar) só poderia ser momentaneamente substituído por outro mais importante (com Ele).
Mas a verdade é que Deus se alegra com a Família e tem prazer de abençoa-la.
O nosso inimigo vai fazer de tudo pra destruir a família, pois ele sabe que é a nossa base de sustentação.
O discurso de Moisés termina com uma advertência: “Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, Pois somos descendência de Abraão através de nossa herança em cristo. (Gl 3:7-9,14,29), Somos um povo abençoado desde  Genesis.
Notemos que o livro de efésios o apostolo Paulo trata a família, antes de aconselhar sobre guerra. (Ef  5:22-31/6:1-2). Satanás vai tentar usar a falha em nossa família como trunfo de guerra. Então mas edificar nossas famílias.
Se a relação marido e mulher for boa, os filhos perceberão e será facilmente doutrinados a vontade de Deus, mas se ao invés disso, o relacionamento marido e mulher for um campo de batalha, provavelmente os filhos serão desequilibrados, se tornarão presa fácil pra satanás atingir sua vida.

Desestrutura Familiar só trás consequências desagradáveis.
Vejamos alguns exemplos:
Gn 27:41 – Esaú passa a odiar Jacó, por causa desse episódio houve uma separação de vinte anos.
Gn 37- O partidarismo de Jacó desperta nos demais filhos ódio por José.
1 Re 11:1-6 – Salomão foi contaminado por suas muitas mulheres.
2Re 11:1-2 – Atalia matou os próprios netos, para tornar-se rainha.
2 Sm 13:28-29; 13:37-39/14:28,32-33/15:10-13- conspiração de Absalão pra usurpar o  trono de Davi se Pai.
Na guerra a família como arma, temos fortes munições:
A Obediência dos filhos (Ef 6:1)
A submissão da Mulher (Ef 5:22)
Zelo do Marido (Ef 1Tm 3:10-12).

Estudo adaptado.
Boa Leitura.