Nesta Historia de hoje teremos três personagens, Nabal o Marido perverso, Abigail a esposa bondosa e inteligente e o Rei Davi um soberano sem seu trono.
Na Ocasião destes acontecimento Davi ainda não fora aclamado rei, ele estava fugindo do rei Saul para não morrer.
o que eu acho interessante nessa historia é que, mesmo Davi tendo recebido a unção de rei, alguns não levavam fé na sua unção. era o caso de Nabal marido de Abigail.
Os textos da palavra de Deus vai dizer que esse tal Nabal, andava tosquiando suas ovelhas no deserto. a gente sabe pelas historias que o deserto é terra de ninguém. quem gostaria de trabalhar sozinho num deserto. e Davi ouvindo que aquele homem estava com seus criados trabalhando no deserto, digamos que ele montou uma guarda particular, e ninguém que passava mexia com aqueles servos de Nabal por causa da guarda montada por Davi. Mas nessa vida nada sai de graça, não é verdade. Aqueles homens tiveram fome e pensaram..."- Estamos a tanto tempo neste deserto, será que este homem nos ajuda com alimento." a intenção de Davi não era de troca, pois ele viu realmente a necessidade dos rapazes que trabalhavam para Nabal e a necessidade de seus homens com fome. Mas pra encurtar a conversa, Davi ganhou um NÃO bem grande da parte de Nabal. e é aí que entra Abigail na historia.
Abigail, a bela e inteligente Mulher de Nabal, e reconhecia Davi como Rei, mesmo que ainda não fora aclamado.(1 Sm 25:3-17), apesar de muitas Mulheres serem infelizes no casamento por sua própria escolha, Abigail, provavelmente, tenha entrado nessa união com um homem tão difícil, grosseiro e dominador, sem poder opinar, visto que a maioria dos casamentos de sua época era arranjado pelos pais. Essa mulher humilde e sábia vai entrar na historia salvando a vida de seu marido grosso e cruel.
a historia contada pela palavra de Deus diz que, Nabal simplesmente ignora Davi.
"- Quem é Davi? e quem é Jessé? ignorou pai e filho.
e quando Davi soube da resposta daquele homem, ele não poupou esforço e determinou que iria matar aquele homem. Davi mandou seus homens cingirem suas espadas e atacar aquela casa, e matar todos.
Mas enquanto isso, nossa heroína da historia, ficou sabendo do que seu marido havia feito e do mal que agora estava sobre todos que habitavam em sua casa.
e Abigail saiu e mandou que os empregados cozinhassem bolos, pães, vinhos, ovelhas preparadas, ou seja, cozidas e disse ao moço vai adiante de mim. e ela seguiu o seu funcionário, nada avisou ao seu marido. Imaginei esse encontro...de um lado ia ela com a provisão e com medo que ira do rei fosse maior que sua fome. do outro lado ia ele um homem indignado por ver tanta perversidade numa pessoa só.
Mas, ao se encontrarem no monte, ela desceu do seu jumento e se prostrou e pediu perdão pelo mal entendido, Abigail toma a culpa do marido e coloca sobre seus ombros, e diz que não ouviu os rapazes fazendo o pedido, mas que ignorasse esse Nabal, pois tal é o nome dele, ele é. e Davi considerou a atitude dessa Mulher tão graciosa e bondosa e poupou sua casa da morte.
Essa historia tem um fim bem bacana, seu marido cruel enche a cara de cachaça e morre. e a doce Abigail é tomada como esposa do Rei. O caráter de Abigail lhe concedeu portas abertas pra sempre.
é uma lição de vida, a vida dessa moça. as vezes você pode está passando por problemas parecido, com um marido Nabal do seu lado. Não se desespera, espere em Deus, no momento certo ele se levantará e te tirará da mal do cruel Nabal, e fará você habitar com Rei pra sempre.
Boa leitura.
Pra. Ione G S Ramos
deixe seu comentário.
Gostei muito excelente
ResponderExcluir