segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Abigail, Mulher Inteligente e Generosa


Resultado de imagem para Abigail, Davi, e Nabal



Nesta Historia de hoje teremos três personagens, Nabal o Marido perverso, Abigail a esposa bondosa e inteligente e o Rei Davi um soberano sem seu trono.

Na Ocasião destes acontecimento  Davi ainda não fora aclamado rei, ele estava fugindo do rei Saul para não morrer.
o que eu acho interessante nessa historia é que, mesmo Davi tendo recebido a unção de rei, alguns não levavam fé na sua unção. era o caso de Nabal marido de Abigail.

Os textos da palavra de Deus vai dizer que esse tal Nabal, andava tosquiando suas ovelhas no deserto. a gente sabe pelas historias que o deserto é terra de ninguém. quem gostaria de trabalhar sozinho num deserto. e Davi ouvindo que aquele homem estava com seus criados trabalhando no deserto, digamos que ele montou uma guarda particular, e ninguém que passava mexia com aqueles servos de Nabal por causa da guarda montada por Davi. Mas nessa vida nada sai de graça, não é verdade. Aqueles homens tiveram fome e pensaram..."- Estamos a tanto tempo neste deserto, será que este homem nos ajuda com alimento." a intenção de Davi não era de troca, pois ele viu realmente a necessidade dos rapazes que trabalhavam para Nabal e a necessidade de seus homens com fome. Mas pra encurtar a conversa, Davi ganhou um NÃO bem grande da parte de Nabal. e é aí que entra Abigail na historia.

Abigail, a bela e inteligente Mulher de Nabal, e reconhecia Davi como Rei, mesmo que ainda não fora aclamado.(1 Sm 25:3-17), apesar de muitas Mulheres serem infelizes no casamento por sua própria escolha, Abigail, provavelmente, tenha entrado nessa união com um homem tão difícil, grosseiro e dominador, sem poder opinar, visto que a maioria dos casamentos de sua época era arranjado pelos pais. Essa mulher humilde e sábia vai entrar na historia salvando a vida de seu marido grosso e cruel.
a historia contada pela palavra de Deus diz que, Nabal simplesmente ignora Davi.
"- Quem é Davi? e quem é Jessé? ignorou pai e filho.
e quando Davi soube da resposta daquele homem, ele não poupou esforço e determinou que iria matar aquele homem.  Davi mandou seus homens cingirem suas espadas e atacar aquela casa, e matar todos.
Mas enquanto isso, nossa heroína da historia, ficou sabendo do que seu marido havia feito e do mal que agora estava sobre todos que habitavam em sua casa.
e Abigail saiu e mandou que os empregados cozinhassem bolos, pães, vinhos, ovelhas preparadas, ou seja, cozidas e disse ao moço vai adiante de mim. e ela seguiu o seu funcionário, nada avisou ao seu marido. Imaginei esse encontro...de um lado ia ela com a provisão e com medo que  ira do rei fosse maior que sua fome. do outro lado ia ele um homem indignado por ver tanta perversidade numa pessoa só.
Mas, ao se encontrarem no monte, ela desceu do seu jumento e se prostrou e pediu perdão pelo mal entendido, Abigail toma a culpa do marido e coloca sobre seus ombros, e diz que não ouviu os rapazes fazendo o pedido, mas que ignorasse esse Nabal, pois tal é o nome dele, ele é. e Davi considerou a atitude dessa Mulher tão graciosa e bondosa e poupou sua casa da morte.


Essa historia tem um fim bem bacana, seu marido cruel enche a cara de cachaça e morre. e a doce Abigail é tomada como esposa do Rei. O caráter de Abigail lhe concedeu portas abertas pra sempre.

é uma lição de vida, a vida dessa moça. as vezes você pode está passando por problemas parecido, com um marido Nabal do seu lado. Não se desespera, espere em Deus, no momento certo ele se levantará e te tirará da mal do cruel Nabal, e fará você habitar com Rei pra sempre.

Boa leitura.

Pra. Ione G S Ramos

deixe seu comentário.






segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Debora, Mulher cheia de intrepidez e de coragem



                               Debora, Mulher cheia de intrepidez e de coragem


Resultado de imagem para Juiza Debora


Nesses próximos episódios gostaria de escrever sobre algumas Mulheres que ganharam destaque na Biblia

A primeira que vamos abrir esta serie se chama Débora

Você sabe o significado de Débora? Não.

Débora significa ABELHA no Hebraico.

Débora foi a única Mulher Juíza, Ela foi descrita como uma "Abelha em tempos de paz, e uma vespa em tempos de guerra".
Débora também era profetiza e foi Líder Militar.
Ao que parece era uma dona de casa quando foi escolhida para servir a sua Nação, não sendo de linhagem Aristocrata, ela é identificada simplesmente como a "Mulher de Lapidote". Com tudo, Debora foi a única das Escrituras elevada a um cargo politico por seu próprio povo. Apesar de suas atividades domesticas provavelmente terem sido colocadas em segundo plano durante seu serviço ao País, ela descreveu a si mesma como sendo "mãe em Israel"(Jz 5:7)

Os Juízes foram homens levantados por Deus para livrar Israel das mãos de saqueadores. Débora se destaca neste distinto grupo de homens. Destaque digno de nota, pois na estrutura social de Israel, a mulher tinha posições subordinadas. a Juíza havia adquirido fama por ser profetiza e pela dedicação em julgar as causas dos filhos de Israel sentada debaixo das Palmeiras (Jz 4:4,5). Em meio à opressão, orientada por Deus, Débora convocou Baraque para reunir o exercito e batalhar contra o exercito de Jabim; temeroso Baraque insistiu que Débora fosse com ele para a Batalha, disse que, se ela fosse ele também iria, caso contrario ficaria em segurança perto dela (Jz 4.8). Corajosa, partiu com o Exercito e seu Comandante, mas deixou claro que por causa daquela atitude Deus entregaria o inimigo nas mãos de uma Mulher. reprovando a covardia dos homens de Israel.(Jz 4.9).

No campo em meio a Batalha, o inimigo foi vencido (Jz 4.15), e Sísera,o general do exercito de Jabim, foi morto pelas mãos de Jael, uma Mulher, conforme havia previsto a profetiza (Jz 4.21).

Débora foi uma Mulher Corajosa, que venceu o preconceito e a timidez dos homens da sua época.



Fonte de Pesquisa: Bíblia da Mulher/ Agenda da Mulher 2015.

Transcrito por Pra. Ione G S Ramos


Deixe seu comentário.





ODRES NOVOS




Resultado de imagem para odres novos imagens


Para recebermos o Avivamento temos que nascer de novo...


"Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura.
  Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam".Mateus 9:14-17.


Tema:

 “ o que você quer nesta noite ser Avivado ou permanecer no Pentencoste.?
O que avivamento—Segundo o que Deus tem me mostrado é o fogo de Deus em forma de vento tirando e ao mesmo tempo e queimando a palha das nossas vidas, o que significa  Palha? Obras da Carne, ou seja, tudo aquilo que alimenta a nossa alma e nos prende no pecado ou na prática do pecado.
Bem, agora que entendemos o que é avivamento, vamos para o pentecostes---No capitulo 23 de Levitico Deus institui “As festas solenes ao Senhor, entre elas a do Pentecostes. “A partir do Shabbãth, sábado, desde o dia em que tiverdes trazido o feixe de apresentação, contareis sete semanas completas”. Então, subentendo que após o “Shabbãth desde o dia da apresentação, em que traziam o feixe, que era uma espécie de oferta ao senhor, contava-se cinquenta dias até o dia seguinte ao sétimo Shabbãth, e se oferecia a Deus –Jeová uma nova Oblação, que era uma oferta de cereais.
Trazia também de casa pão para ser oferecido gesto de apresentar em duas partes com equivalente a dois jarros da melhor farinha cozidos com fermento como oferta movida das primícias dos frutos. Ofereceriam também além do Pão sete cordeiro de um ano, sem defeito. E dois carneiros, como holocausto ao Senhor...toda essa oferenda era totalmente queimada , cujo aroma era agradável ao Senhor.”
Resumindo era essa festa que os Judeus e os prosélitos estavam festejando.
Quem eram os prosélitos? O termo prosélito provem do Koiné /prosetytos, esse termo estava presente na septuaginta e se referia aos judeus estrangeiros em Israel, um peregrino na terra,e no Novo Testamento significa convertidos ao Judaísmo, pessoas de outras religiões. Em atos 2 vai se referir a esses Judeus, como homens piedosos ou tementes a Deus. Que quero dizer com isso? Que ao completar o dia de pentecostes, digo todo esse ritual citado a cima, (bom lembrar que Todos estavam cumprindo uma ordenança de Jeová Deus). Mas depois do ritual da Lei mosaica todos foram cumprir um mandado de Jesus filho de Deus.( Atos 1:14), aguardando a promessa que Jesus fizera,(Atos 1:8-9), notemos que antes de começar o som do céu, como de um vento que encheu toda a casa. ‘Ao cumprir o pentecoste estavam todos reunidos no mesmo lugar.
O que eles faziam aguardando todos no mesmo lugar...(Atos 1:14).
Aguardava a promessa que viria do Alto. (Atos 1:8). Digamos que houve uma jesuscidencia? Ou o Soberano estava exercendo seu Poder e consertando algo que o pecado destruiu..
Estavam todos reunidos, os discípulos de Jesus se reuniam antes durante e depois do pentecoste.( Jo 20:1/Jo 20-19/ Atos 1:14/ Atos 2:42/Atos / 5:12
Em algumas dessas passagens vamos ver que a fama da Igreja se espalhou. Quer ficar famoso, se reúna em unidade com sua Igreja local, Sua igreja local precisa de seu membro pra formar o corpo ou seja a morada de Deus.

Voltando em Atos 2.
A palavra diz que o vento encheu toda a casa... E apareceram línguas repartidas como de fogo, e pousou uma  sobre cada deles...E todos foram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.

O que o autor está nos advertindo é que a unidade chama a presença de Deus, se  o buscarmos ele vai se deixar achar, a palavra diz isso.Buscar-me-eis e me achareis...

É isso que vejo e compreendo, você consegue enxergar como Deus é maravilhoso? Antes de derramar o Espírito ele perdoa e nos cura os nossos pecados, Ele dissipa as diferenças, cura as nossas emoções...foi isso que Ele estava fazendo com a Igreja depois que ele foi assunto ao céu. As reuniões em que estavam todos juntos tinha um propósito, a oração, porque oração tem que ter propósito, se não são simples palavras sem entendimento algum...por isso que temos que convidar a Ele Espírito de  Jesus pra orar conosco..
Nesta ocasião encontram-se dois grupos reunidos após a festa do Pentecostes, os irmãos da  Igreja, provavelmente na casa de João Marcos, pois tinha uma casa ampla.
E do outro lado Judeus e prosélitos convertidos ao Judaísmo, convertidos de outras Nações, a palavra diz que 
eram homens piedosos. Onde quero chegar com isso? Chega arrepia!!!

Eles fazem uma exclamação!? Não são estes homens Galileu? A resposta era sim!!
Todos que receberam as línguas quando estavam juntos eram Galileu. A língua era estranha ou conhecida, onde quero chegar com essas perguntas?  Desmitificar o que o homem mistificou. As línguas eram terrenas e os Galileus estavam sendo instrumentos de cura para o corpo de Cristo. Eles falavam das grandezas de Deus por que estavam cheios do Espirito...( Jo 32:19)/(Atos 2:7-12) eles estavam com Odres novos, Deus pode derramar vinho novo, eis a questão da troca de Odres antes do Vinho. Mas tarde falaremos sobre isso.
Mas o que aconteceu ali? A Promessa de Deus se cumprindo e a Igreja que estava reunida sendo veículo e canal de benção. Notem que o derramar de Deus não será compreendido por todos ( Atos 2:13), mas quando estamos cheios da autoridade do nome de Jesus, logo se é dissipado a confusão de mente.
O que ocorreu foi algo como o inverso de Genesis (10:5-10; 11-9).

No Genesis Deus teve que espalhar os homens por causa da unidade do mal.

No dia de Pentecoste Deus os uniu, com o mesmo idioma uma língua da Terra. (Atos 2:8). Deus os curou antes de usar os dons. (Atos 2:17).(1Cor 14:21)/ (Is 28:11-12). A língua estranha é um dom espiritual é dado a quem Deus quer dar, não necessariamente falarei línguas após ser batizado no Espírito Santo.  Essa questão de falar em línguas estranhas ou não, por séculos dividiu a Igreja

.Mas cristo através da sua vida cravada na cruz nos devolveu o direito de falarmos pessoalmente com ele.

Boa Leitura
Pra. Ione GS Ramos

deixe seu comentário


sábado, 12 de agosto de 2017

Palavra direcionada principalmente a Mulheres!!!


Rose, Vermelho, Flor

Para Refletir

Chegamos ao mês de Agosto, uma ótima oportunidade de reflexão. Estamos exatamente na metade de planos que fizemos ao findar o ano anterior e a passos de fazermos mais planos pro ano que inicia...por isso que classifico Agosto mês da Reflexão.
A Mulher e a formação Cultural.

Durante muito tempo as mulheres ocupavam apenas o controle das casas e das famílias no que tange a atividade. Algumas, que poderíamos enumerar nesse documento dada sua escassez, tiveram uma vida além das atividades dos lares, mas a regra é que a mulher era do lar. Vale dizer que essa condição feminina de viver exclusivamente para o lar e a família, e com isso se satisfazer, não é de modo algum denegridora, mesmo porque em certo aspecto há mais dignidade para uma Mulher em sua casa, cuidando do seu esposo, filhos e dos negócios do lar que em muitos escritórios, chãos de fabricas ou comercio por aí. Mas  fato de as Mulheres estarem em casa não era sinônimo de honra e prazer, numa sociedade machista e truculenta. O singelo labor feminino era era desdenhado e visto como condição analógica de escravo, o que gerava nas mulheres um desejo por executar outras atividades que mostrassem para os homens em que pé de igualdade elas estavam em relação a eles. 

Com isso, começando das mais favorecidas para as menos favorecidas, elas começaram a sair de suas casas, foram trabalhar fora. No inicio essa atitude era vista com maus olhos ate pelas mulheres mais velhas as quais por já terem perdido o tempo de provocar uma mudança social, se conformaram e queriam deixar aos cuidados das moças os afazeres de uma casa. A censura era ainda maior por parte dos homens que estavam no poder de tudo e que fizeram muitos esforços ( sempre lembrando que alguns poucos homens trabalharam pela emancipação feminina), para impedir esse avanço feminino. Mas elas chagaram lá. As mulheres entram de vez no mercado do trabalho. Contudo, com os anos, perceberam que havia uma larga defasagem salarial e de reconhecimento, pois os homens ainda ganhavam mais e ocupavam os principais postos de trabalho. Restando para elas cargos onde eram subordinadas ou nos quais faziam esforços físicos maiores que suas estruturas permitiam. Foi quando surgiu interesse feminino por uma formação Cultural e acadêmica, pois assim elas conseguiriam equilibrar as posições e dirimir (tornar nulo) a desigualdade social .

As mulheres começaram a frequentar as universidades, cursos técnicos e cursos esparsos. Ao se prepararem melhor e por mais tempo, pois é sabido de todos que a mulher é mais aplicada aos estudos e estuda por maior tempo; elas conseguiram lograr posições mais promissoras no mercado de trabalho e com isso equipararam em muitos lugares seus salários com os dos homens, em alguns ambientes elas ganham até mais que eles.
É claro que ainda há muito o que fazer no que cerne à formação da Mulher, pois em muitas regiões do brasil, para não falar de fora do nosso País,  existem mulheres que ainda não conseguem ter formação e por isso não atingem o mercado de trabalho e continuam servindo de forma escrava a seus maridos sem reconhecimento nem honra. O problema é que,  no afã de conquistar terrenos, as mulheres perderam seus propósitos

Deus criou a Mulher para que ela fosse em tudo e em todo tempo parceira, auxiliadora e companheira do homem (Gen 2:18). Que juntos pudessem edificar uma família que, unida, fosse capaz de cuidar do mundo (Gen 1:16,27). Com esse avanço feminino se instalou no mundo uma instabilidade relacional e uma intriga. Muitas famílias se desfizeram  ou porque os homens não entenderam essa nova posição da Mulher ou porque a Mulher se  utilizou dessa nova posição para levar vantagem e se sobrepujar em relação ao homem.
A proposta do Evangelho é o equilíbrio. A mulher deve se formar mais e melhor, o homem idem, mas, acima de tudo, eles devem se respeitar, amar e subordinarem-se mutuamente ao senhorio de Cristo, assim fazendo nas diferenças, serão um como Deus idealizou.

Texto retirado da agenda da Mulher 2015.


Transcrito por Ione G.S Ramos  

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

NOÉ E SEUS DIAS


Imagem relacionada

Noé e seus dias.


Queria falar sobre nossos dias e os de Noé.
Antecedendo os dias de Noé veremos algo maravilhoso. Depois que Caim cai no mundo. A maldade se alastra em toda sua genealogia. Mas algo nos chama a atenção, um cidadão chamado Enos descendente de Sete filho de Adão. e esse rapaz trás um equilíbrio pra sua época. A palavra diz que Enos invocou o nome do Senhor.

Quando tudo estiver aparentemente perdido, Deus levantará alguém pra lhe invocar. “ Invoca-me no dia da angustia e eu o ouvirei.” E é daqui que gostaria de falar sobre Noé.
Quem foi Noé? A palavra fala de muita gente boa depois de Enos, tipo Enoque que andou com Deus, Matuzalém  que viveu 960 anos e Lameque que é Pai de Noé.
Uma coisa bem interessante é que provavelmente a situação da época não era boa.
Lameque quando nasce Noé ele profetiza sobre o menino.  Pôs-lhe o nome de Noé, dizendo: “Este nos consolará dos nossos trabalhos e das fadigas de nossas mãos nesta Terra que o Senhor amaldiçoou”. Havia uma expectativa da geração anterior a de Noé,  Uma esperança que ele fizesse a diferença. Ou seja, a voz profética do Pai de Noé colocou algo forte sobre a vida dele.
Eles esperavam algo novo, mas suave do que eles viviam, e isso estava sobre a responsabilidade de Noé.

O que me chama a atenção, é que depositaram em Noé uma Esperança, o Mundo de sua época ia de vento em polpa mergulhados na maldade e no pecado.

No capitulo seis de Genesis, Deus diz que o seu Espirito não agiria para sempre no homem...
E uma serie de fatos, o livro vem traçando. A maldade do coração do coração do homem se multiplicou e por continuo era mal o designo do coração do homem.

E se arrependeu o Senhor de ter feito o homem na Terra e isso lhe entristeceu. 
Porém, a palavra vai dizer que Noé achou graça diante de Deus.
Ora como posso ilustrar esse acontecimento. Deus a ponto de destruir toda criação, sem que restasse ninguém, Ele olha com seu olhar de Amor e acha graça em Noé. Imagina a Terra como uma grande lixeira, e Noé estavam ali no meio, com um coração justo, integro e andava com Deus.

Deus visita a nossa historia e faz com que a justiça seja feita, nessa genealogia complicada de Caim Deus levanta Enos, depois levanta Enoque que andava também com Deus.
Então, nessa sujeirada de pecado, havia um  justo, que chamou a atenção de Deus pela Graça.


Em efésios 2:8 diz:” Pela Graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós; é dom de Deus.”. então isso me sugere que Noé tinha fé, naquilo que foi profetizado por seu Pai Lameque. “...Este consolará os nossos corações..” o que eu entendo é que havia uma palavra de renovo sobre Noé. Quando Deus olhou aquele lixo, no meio havia um homem com uma promessa de renovação.
Deus não iria depositar uma tarefa tão preciosa na mão de um incrédulo.
Nóe era um homem cheio de fé, e obediente.
Ele era agricultor e aceitou o desafio de construir uma obra de marcenaria ( A Arca). Que coisa linda!
O que você é, ou o que faz, não importa. Deus começa algo novo através da sua vida, basta ter disposição e fé. 

seja um Noé nesta geração e deixe Deus fazer grandes coisas através de você.

uma semana abençoada e boa leitura

Obs: Graça - Favor imerecido.

Pra. Ione Gomes.