domingo, 30 de agosto de 2020

A igreja que está em Laodiceia.

 Igreja de Laodiceia.

O Contexto histórico de Laodicéia – A GRANDE CIDADE

Apocalipse 3:14

A igreja mundana

Contexto histórico:

Laodiceia era uma cidade localizada na região da Frigia, era rica e famosa, adoravam Zeus como deus, o nome da cidade  era “cidade de Zeus” foi trocado por Antíoco Epifanio, para Laodiceia em homenagem a sua esposa Laudice.

Laodiceia era a cidade mais rica da Frígia, no período romano. Era famosa por sua escola de oftalmologia, era uma cidade que ditava moda, tinha sua própria indústria têxtil. O abastecimento de agua não era bom, a agua era salobra e morna, quando era bebida causava vomito.

As cartas de apocalipse, segundo alguns estudiosos, foi dividida por períodos, sendo laodiceia, o ultimo período.

O texto diz; “ conheço as suas obras, que nem és quente e nem frio...”

Quem está dizendo isso? O próprio Senhor.(Apc 3:12-14/ Prov 8:22).

Jesus passeia no meio da Igreja e contempla as nossas obras, sejam elas boas e más.

Contexto espiritual.

Deus escolhe esta cidade para representar a Igreja do futuro, ou seja, o ultimo período.

Assim como esta era cidade rica, a Igreja hoje se encontra assentada na riqueza, mas Jesus através de João aconselha a mudança de posição.

A menção as águas, é um alerta para tomada de posição, o crente tem que ter posicionamento, “ quente ou frio”, morno será intragável. “vomitar-te-ei da minha boca”.

Eles se alicerçavam na riqueza, no seu dinheiro, mas Jesus alerta que eles eram pobres, miseráveis. Nem as suas industrias têxtil, seria capaz de vestir aquela nudez, nem a mais conceituada escola de oftalmologia seria capaz de curar sua cegueira, pois era espiritual. No espiritual a Igreja de hoje esta semelhante a esta de laodiceia. Sem posicionamento, cega, pobre e nua.

Jesus vendo esta debilidade dá um conselho: “ que Compres de mim, ouro refinado pelo fogo para enriqueceres, vestiduras brancas para cobrir sua nudez, e colírio para ungires os olhos para que vejas, o que me chama a atenção é que Jesus não deu de graça, ele sugestionou que eles comprassem dele, logo seria uma negociação. Deus dá de graça, aquele que é liberal, eles eram comerciantes, você tem comercializado hoje?

Deus trata com severidade a Igreja de Laodiceia, a cidade tinha todo esse perfil, mas havia uma Igreja dentro dessa cidade que precisava se pronunciar, e mudar. a carta se refere a Igreja que está em Laodiceia. não necessariamente, os crentes nessa igreja precisaria seguir os padrões que a cidade viviam.

Por ultimo Ele que passeia do meio da Igreja diz: - Eu repreendo aqueles que eu amo, sê pois zeloso e arrepende-te.

Significado de zeloso:

Que demonstra cuidado. Esmero, Atenção e aplicação no que faz, diligente, que vigia, permanece atento, cuidadoso, cauteloso, precavido.

Jesus chama a Igreja a isso tudo e ao arrependimento de não ser isso que Ele gostaria que fôssemos.

Outra coisa perigosa que ele aponta pra João e a posição dele nesta Igreja. Ele está do lado de fora pedindo para que a porta se abra, para que ele entre e ceie com a Igreja.

A Igreja se fechou em torno de si mesmo. Trancaram-se por dentro, que o próprio dono da Igreja tinha que pedir para entrar. A intimidade, o conselho, tudo que se pode ter num período de refeição, eles não tinham mais. A presença de Jesus não existia mais, o significado do nome desta Igreja, já sugestiona seu estado espiritual. Lao = povo/ diceia que julga. Eles mesmos julgavam suas causas, por isso, Jesus aconselha comprar ouro e vestes brancas. Simbolizava a justiça de Deus. Ele esta repreendendo porque  Jesus ama.(Pv3:12).

Não se conforme com os padrões de cristianismo que o mundo esta ditando, precisamos voltar aos padrões de Deus, ser santo como ele é santo. praticar justiça, não a nosso favor, mais de igual modo.

é isso que Deus espera de nós uma Igreja posicionada, que ora, que viva em unidade.


por Ione Gomes.

  

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário