quinta-feira, 19 de novembro de 2020

O PAI QUER FILHOS MADUROS




 ATE QUE CHEGUEMOS A ESTATURA DE VARÃO.

Como ansiamos por chegar a esse estado, a varonilidade, poucos os que alcançaram ate agora, mas muitos os que concorrem numa carreira até alcançar.

" Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino, quando cheguei a ser homem(fase madura), desisti das coisas proprias de menino..."

 Definição de Maturidade : estado, condição (de estrutura, forma, função ou organismo) num estágio adulto; condição de plenitude em arte, saber ou habilidade adquirida.

Para adquirirmos maturidade temos que mergulhar no fruto do Espirito.

Que são:

Amor, Alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.

 

Cristo nos deixou estes frutos para vencermos a natureza humana, sem eles continuamos carnais.

 

“ Galatas 5:24: “E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com suas paixões e concupiscências.

 

Como se crucifica a carne? Exercendo o fruto do Espirito.

 

A maturidade vai nascer quando começarmos a crescer. (1 cor13:11-12)

 

Se há uma coisa que o nosso Pai almeja é que cresçamos e cheguemos a varonilidade.

(Efésios 4:12-16).

 

Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura completa de Cristo,
Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.


A obra de Cristo só será perfeita, quando nós filhos, chegarmos a essa estatura, de “Filhos Maduros”.

 

Podemos classificar Fruto do Espirito como Caráter do Espirito.

 

“A melhor maneira de conservar uma vasilha livre do joio é enchê-la de trigo.

Da mesma forma o Cristão pode liberta-se das obras da carne se enchendo do Espirito.”

 

Desenvolver o caráter de Cristo (1 tess 5:23).

 

Como desenvolvemos o caráter de Cristo? Alinhando nossa Alma, espirito e corpo, a vontade de Deus.

 

Em Romanos 10:9-10,está escrito:

“Se com tua boca confessares Jesus como Senhor e, em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

Porque com o coração se crê para Justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.”

 

A conversão do espirito é através da boca.

A salvação da alma é através da santificação, isto é passo a passo. É uma crescente, dia após dia.

Nosso corpo será salvo completamente, quando formos transformados.

 

Deus deseja transformar o caráter de seus filhos ( Rm 8:29, Cl 3:12-13)

 

Quando recebemos o caráter de Cristo, manifestamos frutos de maturidade.

Aquele filho imaturo vai ficando cada vez mais longe.

 

Quem será manifesto?

 

Filho HUIOS (Rm 8:19)                     X             Filho TEKNON ( Jo 1:12-13)

 

Filho maduro                                                     Filho gerado

 

Reconhecido pelas                                            ainda não reflete cristo

Qualidades de Cristo                                          em sua vida

 

Filho obediente                                                   Filho que ainda não ouve a voz

                                                                            Espirito Santo

 

Guiado pelo Espirito                                            Guiado pelos sentimentos.

 

 

Quando somos transformados a imagem de Jesus, significa que vestimos sua forma, sua imagem e sua semelhança. 

Para passarmos por esta transformação temos que desenvolver o Fruto do Espirito.(Rm8:29) (Cl 312-13).

 

 Maturidade é diferente de inteligência.

o individuo pode ser extremamente inteligente mas imaturo e inconsequente, enquanto outro individuo pode ter maturidade e não ser tão provido de inteligência.

 

 

 

 

 

 

domingo, 30 de agosto de 2020

A igreja que está em Laodiceia.

 Igreja de Laodiceia.

O Contexto histórico de Laodicéia – A GRANDE CIDADE

Apocalipse 3:14

A igreja mundana

Contexto histórico:

Laodiceia era uma cidade localizada na região da Frigia, era rica e famosa, adoravam Zeus como deus, o nome da cidade  era “cidade de Zeus” foi trocado por Antíoco Epifanio, para Laodiceia em homenagem a sua esposa Laudice.

Laodiceia era a cidade mais rica da Frígia, no período romano. Era famosa por sua escola de oftalmologia, era uma cidade que ditava moda, tinha sua própria indústria têxtil. O abastecimento de agua não era bom, a agua era salobra e morna, quando era bebida causava vomito.

As cartas de apocalipse, segundo alguns estudiosos, foi dividida por períodos, sendo laodiceia, o ultimo período.

O texto diz; “ conheço as suas obras, que nem és quente e nem frio...”

Quem está dizendo isso? O próprio Senhor.(Apc 3:12-14/ Prov 8:22).

Jesus passeia no meio da Igreja e contempla as nossas obras, sejam elas boas e más.

Contexto espiritual.

Deus escolhe esta cidade para representar a Igreja do futuro, ou seja, o ultimo período.

Assim como esta era cidade rica, a Igreja hoje se encontra assentada na riqueza, mas Jesus através de João aconselha a mudança de posição.

A menção as águas, é um alerta para tomada de posição, o crente tem que ter posicionamento, “ quente ou frio”, morno será intragável. “vomitar-te-ei da minha boca”.

Eles se alicerçavam na riqueza, no seu dinheiro, mas Jesus alerta que eles eram pobres, miseráveis. Nem as suas industrias têxtil, seria capaz de vestir aquela nudez, nem a mais conceituada escola de oftalmologia seria capaz de curar sua cegueira, pois era espiritual. No espiritual a Igreja de hoje esta semelhante a esta de laodiceia. Sem posicionamento, cega, pobre e nua.

Jesus vendo esta debilidade dá um conselho: “ que Compres de mim, ouro refinado pelo fogo para enriqueceres, vestiduras brancas para cobrir sua nudez, e colírio para ungires os olhos para que vejas, o que me chama a atenção é que Jesus não deu de graça, ele sugestionou que eles comprassem dele, logo seria uma negociação. Deus dá de graça, aquele que é liberal, eles eram comerciantes, você tem comercializado hoje?

Deus trata com severidade a Igreja de Laodiceia, a cidade tinha todo esse perfil, mas havia uma Igreja dentro dessa cidade que precisava se pronunciar, e mudar. a carta se refere a Igreja que está em Laodiceia. não necessariamente, os crentes nessa igreja precisaria seguir os padrões que a cidade viviam.

Por ultimo Ele que passeia do meio da Igreja diz: - Eu repreendo aqueles que eu amo, sê pois zeloso e arrepende-te.

Significado de zeloso:

Que demonstra cuidado. Esmero, Atenção e aplicação no que faz, diligente, que vigia, permanece atento, cuidadoso, cauteloso, precavido.

Jesus chama a Igreja a isso tudo e ao arrependimento de não ser isso que Ele gostaria que fôssemos.

Outra coisa perigosa que ele aponta pra João e a posição dele nesta Igreja. Ele está do lado de fora pedindo para que a porta se abra, para que ele entre e ceie com a Igreja.

A Igreja se fechou em torno de si mesmo. Trancaram-se por dentro, que o próprio dono da Igreja tinha que pedir para entrar. A intimidade, o conselho, tudo que se pode ter num período de refeição, eles não tinham mais. A presença de Jesus não existia mais, o significado do nome desta Igreja, já sugestiona seu estado espiritual. Lao = povo/ diceia que julga. Eles mesmos julgavam suas causas, por isso, Jesus aconselha comprar ouro e vestes brancas. Simbolizava a justiça de Deus. Ele esta repreendendo porque  Jesus ama.(Pv3:12).

Não se conforme com os padrões de cristianismo que o mundo esta ditando, precisamos voltar aos padrões de Deus, ser santo como ele é santo. praticar justiça, não a nosso favor, mais de igual modo.

é isso que Deus espera de nós uma Igreja posicionada, que ora, que viva em unidade.


por Ione Gomes.

  

 

 

 

 

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Quem somos, quando estamos no olho do furação?





       O Leme - O Mundo em Crise

    Quem somos nós, nos momentos de crise?

Estamos vivenciando dias pra lá de difíceis.
O mundo está de pernas pro ar, não se fala a mesma língua, politicamente falando, é um querendo mandar no outro e por  aí vai.
estamos bem parecidos com a população primitiva, da terra de Ninrode.
Mas o que esperamos nestes dias de angustia, dor e enfermidade, que pelo menos a Igreja de Deus fale de igual modo.

Apocalipse 22:2, diz que:  "na margem do rio, esta a arvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês a mês, e as folhas da arvore são para a cura das nações".
eu entendo que a arvore é Jesus, os doze frutos são seus apóstolos, seu fruto de mês a mês é a continuidade da palavra de Jesus pelos seculos, e as folhas dessa arvore sou eu e você, que estamos participando do corpo de Jesus.
O texto diz que as folhas dessa arvore são cura para os povos. veja quão grande responsabilidade o Senhor colocou sobre nós.

Hoje o mundo está doente, nossos idosos morrendo, nossas crianças isoladas sem poder desfrutar de liberdade. sendo maior condutor dos virus.
e nós o que estamos fazendo? entrando em guerra politica. quando devíamos está espalhando a cura, pois para isso fomos resgatados e inseridos no corpo de Cristo.
seja folha da arvore, exerça a sua função, deixe exalar de ti o balsamo de cura para os povos.

Deus conta conosco. Jesus consumou na Cruz todas as coisas. agora é a vez da igreja impulsionada pelo espirito de Jesus, curar os povos.
Como? se estamos todos isolados. 
mas se orarmos o céu faz a parte dele.
a palavra diz que: "Se o  meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar,e Orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra". o que está acontecendo? já estamos passando da quarentena e o vírus continua forte.
se pararmos para pensar no que Deus propôs a seu povo. queremos que Deus ouça o nosso clamor, mas não queremos seguir a sua condição para cura da terra.
Ele diz, se meu povo se humilhar...e se converter.
precisamos se humilhar e nos convertermos e voltarmos as boas obras.

Estamos vivendo o período final da igreja na terra, provavelmente a igreja de Laodiceia, e o que o Senhor diz para essa igreja: " Eis que estou a porta e bato" se Ele é o dono da igreja e está batendo a porta dela, sinal que colocaram ele para fora. será que os céus não está nos chamando a uma reflexão..
Deus fez silencio na terra. vamos despertar para isso, a cura está em nós, basta nos organizarmos,
nos humilharmos e nos arrependermos de ter colocado o dono da igreja para fora dela.


somos a cura par as nações.

Boa Leitura.
Pra. Ione GSR