segunda-feira, 28 de março de 2016

Conhecendo e Reconhecendo a promessa.


Como nós conhecemos e Reconhecemos JESUS?
 

Essa pergunta ficou martelando em minha mente, como conhecemos e o reconhecemos como Mestre e Senhor.?
Quando Jesus nasceu e foi ser apresentado por seus pais ao templo para cumprir a ordenança de Deus através da Lei de Moises (Lc 2:22-24). Existia um homem simples, a palavra diz que ele era justo e piedoso e estava no templo aguardando a consolação de Israel(Lc 2:25). Sabemos historicamente que esta ocasião Israel estava em caos, dominada por estrangeiros e a maioria do povo pobre e cativo, sabemos também que anteriormente desse período que relata o nascimento de Jesus, Já tinha acontecido várias tentativas de libertação por mãos humanas, há exemplos a “revolta dos Macabeus”, mas isso é assunto para outra ocasião, não quero me deter na confusão social, política, religiosa e psicológica que  Israel passava(Macabeus-Flávio-Josefo). Quero falar da promessa que existia e de como conhecemos e reconhecemos esta promessa (Is 9:6). Aquele homem chamado Simeão conheceu Jesus, pela presença do Espírito Santo, a profetiza Ana igualmente reconheceu que aquela criança era o messias. (Lc 2:35-38).
 Profetizado pelos profetas, antes e durante os quatrocentos anos de silencio (Período Macabeu registrado por Flávio Josefo e outros contemporâneos, outra coisa importante era que, eles estavam no Templo).

 Hoje há uma flutuabilidade do povo na casa de Deus, o raciocínio é o seguinte: Se fui hoje, no próximo não preciso ir, mas isso é um raciocínio que não condiz com a Palavra.
O Salmista dizia que era melhor está a porta da congregação do que na tenda da iniquidade, em outra passagem  diz: Alegrei-me quando me disseram vamos a casa do Senhor!.(Sl 84:10b/ 122:1).

 Se esses dois servos fossem olhar sua condição física, eles com certeza estariam em casa. Desculpa quem precisa ou gosta, ouvindo Cristo em Casa. (programa de rádio evangélico que assiste os necessitados que não podem mais ir aos cultos em suas congregações). Mas não.  Eles estavam no templo, ele esperando a consolação de Israel e ela com 84 anos e viúva, eram idosos. O fato de eles serem já avançados da idade, não os deixou fora do Templo e da oportunidade de conhecer e reconhecer o messias tão profeticamente  esperado, mas que poucos perceberam sua presença, pois buscavam um Messias segundo seus próprios padrões. 

Quando Jesus apareceu pregando o reino, ele encontrou Filipe, e a bíblia diz que Filipe encontrou  Natanael e disse: “Achei aquele de quem Moises escreveu na Lei, e aquém referiram-se os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José”.
Vamos procurar entender esta afirmativa.
Genesis 17:19/ Mateus 1:2
Números 24:17/Genesis 28:14.
Quem acha que o povo não estudava a lei, engana-se, os meninos eram introduzido ao estudo bem cedo, e as mulheres aprendiam em casa, a roda da mesa. Então quando Natanael deu esta resposta, ele estava se referindo as profecias.
Mas qual a diferença dos dois fatos? O encontro dos servos idosos que estavam no templo, pois aguardavam a consolação de Israel.
E o do jovem Natanael que estava fora do templo, debaixo de uma figueira e com indagativas que nos levam a pensar que estava cansado de tudo.
Por que ele menospreza Nazaré. Porque Nazaré era uma cidadezinha, e havia uma concentração de vários povos, a única coisa que era grande era a cegueira de seus nativos e habitantes. ( Mc 6:3-6/ Jo 6:41). Podemos nos firmar nestes textos  para atestar que Natanael usou de indiferença quando Filipe anunciou o que Moisés na lei.
Imagino que Filipe também pensou que Jesus seria aquele feridor que foi profetizado por Moises em Num 24:17.


Quando conheceram Jesus, eles ouviram a pregação de João. “Arrependei-vos que é chegado o reino dos céus...” notamos a diferença da recepção da noticia que o Messias estava entre nós, dos que, estavam seguindo João e o que não estava. Natanael menosprezou a noticia por ser o Messias, ou seja, o Libertador da cidade de Nazaré. Mas Jesus realmente não era o rei que eles estavam esperando, Jesus era o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. (Apoc.19:15-16).
A diferença do reconhecimento de Simeão e Ana e Natanael, é brutal, pois os idosos que esperavam a consolação de Israel, reconheceram o Messias pelo Espírito e Natanael com olhos naturais, ele viu apenas O filho de Maria e José  de Nazaré. Precisou Jesus manifestar dons para que o reconhecesse. 



E em que estamos diferentes hoje?(Jo 1:48-50). A principio eles seguiam-no por que Jesus sempre disse que eles veriam coisas maiores, acredito que muitos estavam ao seu lado por causa das manifestações dos dons e não por causa do Fruto do Espírito.
 Mas uma vez deixo a pergunta, Em que somos diferentes nos dias de hoje?
Reconhecemos e conhecemos o Senhor Jesus pelo Fruto do Espírito ou pela movimentação dos dons?
(Jo 1:48;50/Jo 2/ Col 3/1 Cor 12/13/14



Boa Leitura e Pesquisa.

Deus nos abençoe!!!!

Obs : Aconselho aos leitores pesquisar nas fontes citadas. 

Maranata - Ministério Avivah - Clipe Oficial (Espaço Vmusic)

sexta-feira, 11 de março de 2016




 TREVAS EXTERIORES


Resultado de imagem para trevas exteriores

A expressão aparece ao menos três vezes no evangelho de Mateus e significa a condenação eterna. "E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes" (Mat_8:12); "Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes" (Mat_22:13) e "Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes"(Mat_25:30).

O fato do texto citar "Os filhos do reino",  tínhamos que nos preocuparmos com que evangelho  temos vivido, será que vamos ficar perdendo tempo preparando pra Deus algo que achamos que ele gosta, sem o perguntar? "Pai tu gosta do que faço"? coube uma parte das trevas exteriores aos filhos do reino.

Judas 1:13 também fala de trevas como sinônimo de condenação eterna (embora não especifique "exteriores"): "Ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações; estrelas errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas". Sabemos que Deus é luz e nele não há trevas (1 Jo_1:5), portanto trevas na Bíblia sempre indicam a ausência de Deus. Assim estava o Universo depois do cataclismo que envolveu a queda do diabo e antes que Deus trouxesse à tona a luz (Deus não criou a luz, ela sempre existiu, daí a diferença entre o "haja luz" e as coisas que Deus efetivamente faz em Gênesis 1).
O homem em seu estado natural é trevas internamente, pois Deus não pode conviver com o pecado que habita na velha natureza. Porém a luz está disponível ao ser humano fora dele, em Cristo, e quando ele se crê todo o seu corpo fica luminoso. Já não há trevas internas permanentes, embora eventualmente ele possa, por desobediência, andar em trevas e não na luz.
2 Co_4:6 Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.
Col_1:13 O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;
1 Pe_2:9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
1 Jo_1:6 Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.
Na cruz Jesus foi lançado nas trevas da ausência de Deus por ter sido feito ali pecado por nós. Deus voltou sua face e o abandonou ali como jamais abandonou um ser humano em vida, já que até o pior dos pecadores tem Deus ao seu lado pronto para intervir se ele clamar por salvação. Jesus precisou sofrer só o juízo divino e ali, do ponto de vista dele, não apenas Deus colocou sobre ele os nossos pecados, fazendo-o pecado por nós, mas também o cercou de trevas, do mesmo modo como ficará por toda a eternidade o pecador que não se converter. Estará imerso em "trevas exteriores".


O incrédulo, que hoje está cheio de trevas em si mesmo, mas que pode ter acesso à luz a qualquer momento, deixará de ter este privilégio se morrer sem Cristo, sendo lançado nas "trevas exteriores". Ali ele não apenas terá trevas dentro de si mas também ao redor de si, já que trevas significam a ausência de Deus. O pecador condenado ficará, por assim dizer, mergulhado em trevas e encharcado nelas. Já não haverá como recorrer a Deus pois ele estará abandonado como Cristo ficou abandonado na cruz, com a diferença de que para ele já não haverá salvação.
Cristo entrou nas trevas para nos livrar delas. O incrédulo entrará nas trevas para nunca mais sair. Daí a urgência de se crer em Jesus agora.



leitura baseado no texto de Mario Persona.

Boa dia e boa leitura.

Não coloque preço no que já foi pago.




Bom Dia!


Gostaria de tratar de um problema pertinente ao Corpo de Cristo.
A  Palavra diz que: “...quem crer e for batizado, será salvo”.
“...Lembra-te de mim quando entrares no teu Reino”. Jesus responde: “Ainda hoje estarás comigo no Paraíso”.
Olha que coisa linda as Palavras de Jesus. Ele não se preocupou com o que aconteceria amanhã, Ele quer que a decisão seja Hoje e o restante ele fará.
Costumo ensinar na Igreja que a Obra de restauração exterior é pessoal e particular, O que vai interessar  para Jesus é transformar o caráter corrompido, agora se a pessoa vai deixar usar brincos, não vai usar cabelos curtos e etc, é pessoal e particular com Deus e você.
Eu como Pastora não posso colocar essas práticas exteriores como doutrina de cristo e condições pra entrar do Céu. Até porque quem nos levará para o Céu é Jesus, então isso cabe a ele. Cabe eu apresentar as pessoas a quem pode nos Salvar “ JESUS”.
Ontem fui chamada por um amigo para conhecer uma pessoa. Eu estava quase em casa e resolvi voltar, acredito que impulsionada pelo Espírito Santo.
E quando cheguei a loja desse amigo ele me apresentou, sua nova amiga, que ele queria que ouvisse sobre Jesus, pois ela estava frequentando uma certa denominação e estava confusa e angustiada, pois ela queria se batizar, mas aonde ela estava frequentando os pastores e líderes a disseram que não podia fazer enquanto ela não tirasse as joias, esmaltes das unhas e parasse de pintar os cabelos.
Vou chamar essa moça de Rita para preservar sua identidade. Rita era uma senhora de aproximadamente 54 anos, não sei ao certo, mora com os filhos que ainda estão fora do contexto de Igreja.e ouvindo esta mulher falar pude notar a angustia do coração e o desespero de morrer e ir pro inferno por causa daquelas coisas que usava e não sentia que deveria tira-las pelo menos naquele momento. E conversando com ela perguntei se ela conhecia a história do ladrão da Cruz. E sabe o que ela me disse, pasmem, ela disse que não conhecia a Palavra. Meu Deus a Mulher está frequentando uma Igreja que não tem Palavra!!! nos primeiros passos vamos deparar com essa história. Rita estava angustiada e desesperada com razão, não conhecia Jesus, o autor da vida.

Você que é Pastor ou evangelista ou discipulador, não perca tempo em obra que quem vai fazer é o dono da Obra, pregue a palavra, apresente e ensine sobre a Cruz de Cristo, de como Ele morreu e padeceu por nós. O restante Cristo fará.