terça-feira, 25 de agosto de 2015


Três dias para Purificação.

   

  

Existe um mistério pra esse número na Bíblia, 3 dias de purificação, Pai, filho ,E. Santo, 3 dias para ressurreição de Jesus e etc.

Êxodo 19:10-11 Ordem de Santificação.
Disse também o SENHOR a Moisés: Vai ao povo, e santifica-os hoje e amanhã, e lavem eles as suas roupas,
“ E estejam prontos para o terceiro dia; porquanto no terceiro dia o SENHOR descerá diante dos olhos de todo o povo sobre o monte Sinai.”

Êxodo 19:14-18 Ordem aparentemente cumprida.
“Então Moisés desceu do monte ao povo, e santificou o povo; e lavaram as suas roupas.
E disse ao povo: Estai prontos ao terceiro dia; e não vos chegueis a mulher.
E aconteceu que, ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões e relâmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial.
 E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte.
 E todo o monte Sinai fumegava, porque o SENHOR descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente.”

Deus desce no Monte










Êxodo 19-19
“E o sonido da buzina ia crescendo cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta.”

Êxodo 19:20-22 Deus sonda o povo.
“E, descendo o SENHOR sobre o monte Sinai, sobre o cume do monte, chamou o SENHOR a Moisés ao cume do monte; e Moisés subiu.  E disse o SENHOR a Moisés: Desce, adverte ao povo que não traspasse o termo para ver o SENHOR, para que muitos deles não pereçam.
 E também os sacerdotes, que se chegam ao SENHOR, se hão de santificar, para que o SENHOR não se lance sobre eles.”

Isaías 59:1 O pecado nos separa de Deus.
“EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.  Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.”

Deus só se relaciona com quem está em Santidade e Obediência, por isso que ele pede a Moisés para Santificar o Povo, porque ele queria um relacionamento com seu povo.

Êxodo 19:10
Disse também o SENHOR a Moisés: Vai ao povo, e santifica-os hoje e amanhã, e lavem eles as suas roupas,


 A intenção Divina era aparecer para todo Povo. Enfim o Deus EU SOU iria se revelar ao Povo escolhido, ao seu Israel. Ele era o Deus de Abrahão, Isac e Jacó e o povo iria conhecê-lo de perto, Mas não pôde. Pois achou-se algo que o separou do Povo Verso 23-24.
“Então disse Moisés ao SENHOR: O povo não poderá subir ao monte Sinai, porque tu nos tens advertido, dizendo: Marca termos ao redor do monte, e santifica-o.
 E disse-lhe o SENHOR: Vai, desce; depois subirás tu, e Arão contigo; os sacerdotes, porém, e o povo não traspassem o termo para subir ao SENHOR, para que não se lance sobre eles”

Existia uma ordem versos 13 e 14. Deus manda que Moises consagrassem o povo e a ordem ao Povo foi de lavarem sua vestes.

Ao líder cabe ensinar e indicar o caminho da Consagração, Moisés tinha acabado de descer do monte. Josué conhecia o caminho que Moises fazia ( Era o caminho para Consagração).
Ao povo cabe lavar-se e purificar-se.(Ef 5:26).

“Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,”

Deus dá 2 ordens Móises 1
V. 12-13  : Ordem de Deus
“E marcarás limites ao povo em redor, dizendo: Guardai-vos, não subais ao monte, nem toqueis o seu termo; todo aquele que tocar o monte, certamente morrerá.”


V. 14- : ordem de Moises.

“Então Moisés desceu do monte ao povo, e santificou o povo; e lavaram as suas roupas.”

Partindo do raciocínio que o povo não subiu o Monte para Deus não feri-los, partindo deste ponto, abre-se uma margem para crer que este povo falhou na ordem de Deus ou na ordem de Moisés.
Cap 20:1;2-18-21

“Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
  Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.”...


“E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe.
E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos. E disse Moisés ao povo: Não temais, Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, afim de que não pequeis.

E o povo estava em pé de longe. Moisés, porém, se chegou à escuridão, onde Deus estava.”


Se é que podemos especular, creio que Deus se entristeceu, pois queria se mostrar ao povo, mas só Moisés conseguiu chegar diante de Deus e conversar com ele face a face. O que hoje queremos conhecer o Deus EU SOU ou ser apenas um observador da sua Glória. A nuvem de  Deus está em nosso meio basta que queiramos ter condições de entrar e mergulharmos na sua Presença.


Boa Leitura e que possamos nos edificar a cada dia.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Sarça Ardente de Hoje




Sarça Ardente de Hoje



Será que hoje precisamos de uma experiência tão forte como foi a de Moisés? Imaginem como ficou este homem quando deparou com aquele fogo que não consumia...


“Ali  Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a Sarça estivesse em chamas, esta não era consumida pelo fogo.” (Exod 3:2).



Tem algumas coisas que Deus nos manda fazer que Ele tem que bradar com fogo.
Outra ocasião que vamos presenciar esse fogo de Deus é no dia de Pentecostes, essa Sarça Ardeu sobre aproximadamente em cima de  120 pessoas.
No caso de Moises ele não estava subindo  monte procurando Deus, ele estava pastoreando as Ovelhas de seu sogro. Não podemos ignorar um fato desses e sim se acontecer está disposto a aceitar o fato. Quando Moises se deparou com a Sarça ele não exclamou: “-Nossa que é isso?” Maneiro e seguiu viajem. Ele seria tolo.

Deus não nos dá uma experiência dessa dimensão, só para nos entreter. Um evento desses tem que produzir experiência. O objetivo de Deus era mudar a vida de Moises e também a nossa.
Quando Deus tem uma missão impossível pra você, Ele vai te levar a experiências impactantes.
Existem muita conversa fiada a respeito de experiência com o Espírito Santo e com fogo.


Tenha cuidado! Uma experiência que não traz mudança de vida é inútil. Deus não te leva a uma experiência profunda como esta de Moises e os 120 discípulos senão tivesse algo maior e melhor pra eles... No primeiro caso seria enfrentar Faraó e no outro evangelizar todas as Nações e batiza-las em o nome de Jesus. Aos nossos olhos tarefas impossíveis para um Deus que torna possível aos nossos olhos todas as coisas.

Quer ter a experiência de uma Sarça peça a Ele...mas esteja pronto pra dizer sim, sim Senhor irei contigo!!!


leitura livro Exodo- Pastor André portas Abertas.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

DESERTO!!! Lugar de Turismo ou de Tratamento... Parte 2






DESERTO!!! Lugar de Turismo ou de Tratamento.

 Outro personagem que foi levado para um deserto foi Moisés. Desde pequeno Moisés conhecia as regalias do Palácio de Faraó, Ninguém na sua própria mente poderia imaginar que o destino de Moisés poderia leva-lo a um deserto como fugitivo. Ninguém conhece a mente de Deus e o que ele proporcionará para que os seus propósitos sejam estabelecidos. Rm 11:34 “...Mas quem conheceu a mente do Senhor, ou quem foi seu conselheiro.? Quem se imagina já entrando num deserto tão pequeno, na verdade desde o nascimento de Moisés ele foi colocado num deserto. Pare e pense você ser tirado de sua família, ser dado a outra família e sem direito a escolha. Isso é ou não é um baita de um deserto. A pessoa nasce numa cultura e acorda noutra totalmente diferente. É como você fosse brasileiro, dormisse e acordasse na china ou na Índia rodeada de deuses diferente do que você conhece, um idioma diferente e com pais diferentes. Alguém se habilita ficar por um segundo no lugar desse menino?, que se tornaria um servo em potencial de Deus. Esse foi o legado de Moisés quando ele nasceu. existia um mundo de opressão, Os hebreus se sentiam num beco sem saída, eles eram vitimas, mas não arquitetavam nenhum plano de fuga, pois sabiam que era inútil, daquela situação só mesmo Deus de Abraão o Senhor para liberta-los, havia uma esperança que os alimentava, por isso que quando estamos no deserto temos que trazer a memória o que nos traz esperança. As promessas feitas aos patriarcas eram formas de alimentar a esperança de dias de liberdade. O que você tem trazido a sua memória, pra alimentar sua Esperança e Fé neste deserto? (Lm 3:21).

  “ Pela fé, Moisés, já adulto, se recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser Maltratado com o povo de Deus a desfrutar do pecado durante algum tempo. Por Amor a Cristo, considerou a desonra riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua promessa.” Tem noção do que seja os tesouros do Egito? O que ele aguardava era maior, pela fé a Salvação em nosso Senhor Salvador Jesus Cristo. Ele creu. O deserto nos proporciona fé. Pois no deserto temos recursos limitados, ficamos na total dependência de Deus. Quando caminhamos com nossos próprios pés para o deserto, o Maximo que vamos conseguir é enterrar os problemas na areia. Quando pensarmos que ninguém viu...estaremos diante de um defunto e um acusador. Aí que a coisa piora porque ou você foge pra um deserto e pede a misericórdia de Deus pra ir contigo ou você vai sozinho e tenta conhecer Deus e segui-lo no deserto. Até Ele pegar confiança e te sondar e te curar e mandar você de volta de onde você não deveria ter saído. Moisés se precipitou em ir para o deserto, Deus não precisa que matemos ninguém, para seu propósito se concretizar em nós. Deus disse que iria tirar o povo com mãos fortes. Imagina as mãos de Deus? Terrível coisa é cair nela.

Moisés conhecia princípios de Justiça, mas por não esperar usou sua própria justiça. Você está pronto para sair deste deserto e enfrentar seu adversário, seja ele quem for? Jezabel ou Faraó, não importa o nosso Deus é o mesmo ontem, hoje e será eternamente. Amém!!

Outro que foi pro deserto e lá conheceu o Deus Todo Poderoso foi Abrão, ele saiu de sua parentela e foi crendo no que Deus tinha prometido, esse personagem tem um legado maravilhoso. No deserto ele aprendeu a ser um homem de fé, Deus forjou seu caráter, ele venceu lutas, ele foi provado e aprovado por Deus. Se caminharmos pelo deserto de Abraão veremos como ele cresceu nesta trajetória. Deus convida ele a ir a uma Terra que ele Deus mostraria, depois ele por precipitação de sua esposa se mete numa enrascada. Por ordem de sua esposa ele deita com a concubina e tem um filho, que não é o da promessa. Depois por causa dos ciúmes das mulheres ele é obrigado a despedir a mãe de seu filho e manda-lo para o deserto. Neste deserto Deus se compadece do menino e o salva. O filho de Abraão chama-se Ismael. Ele prosperou no deserto. Então temos que crer que, se  Deus manda alguém para um deserto, ele vai fazer prosperar. Gostaria de compartilhar estas linhas com você leitor, que quer encontrar Deus, mas as vezes por não vê-lo com facilidade caminha pra lugares de dores que com certeza lá ele não está. O deserto tem várias funções: lugar de tratamento, lugar de solidão, lugar de prosperidade, lugar de encontrar Deus. Depende do que você está em busca, cuidado! Seja conduzido, não caminhe com seus próprios pés.



 Texto de Ione G. Sant Ana Ramos Fonte de pesquisa: Biblia da Mulher, Êxodo- face a face com Deus(Irmão André e Al Janssen, Do monte para Caverna (Élson de Assis).