quinta-feira, 24 de novembro de 2022

A volta de Jesus será como nos dias de Noé. sem que ninguém perceba.

 

                                                                         Os dias de Noé

Noé viveu novecentos e cinquenta anos, trezentos e cinquenta deles depois do diluvio. Morreu com a máxima prosperidade. Ele era o decimo descendente de Adão. (Gn 9:29)

Segundo alguns historiadores que escreveram sobre essa época, havia duas raças distintas: a descendência de Sete (filhos de Deus) e a de Caim (filhos dos homens).

Noé vendo que seus conterrâneos estavam imersos na malicia e todo tipo de crimes, exortava-os a mudarem de vida. Mas quando percebeu que seus conselhos não eram ouvidos, resolveu se retirar de sua Nação por medo de morrer com toda sua família.

Deus que o amava por sua integridade, ficou tão irritado pela maldade e corrupção do resto dos homens que não só resolveu castigá-los, mas destruí-los por completo, deixando só os que vivessem em pureza e inocência. (Gn 6)

Deus reduziu o tempo de vida do homem para cento e vinte anos.  E as águas vieram e inundou a terra e fez toda aquela civilização perecer sob as águas do Dilúvio, com exceção de Noé e sua família e os animais. (Gn 6:3 / Gn 7)

Não é prazer de Deus que o homem morra no pecado. (Jo3:16)

Notem que, de quase mil anos de vida, Deus reduziu para cento e vinte anos.

E de cento e vinte anos reduziu para 80 a 90 anos, porque não quer ver morrer sua criação ainda jovem por causa do pecado. Quanto mais corrupção menos vida na terra.

Jesus cita Noé em  uma exortação à vigilância.

36 Entretanto, a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão exclusivamente o Pai. 37 Como aconteceu nos dias de Noé, assim também se dará por ocasião da chegada do Filho do homem. 38 Porque nos dias que antecederam ao Dilúvio, o povo levava a vida comendo e bebendo, casando-se e oferecendo-se em matrimônio, até o dia em que Noé entrou na arca, 39 e as pessoas nem notaram, até que chegou o Dilúvio e levou a todos. Assim ocorrerá na vinda do Filho do homem. (Mt 24:36-39)

Por nos amar e querer nos salvar do castigo que virá novamente sobre a terra, Jesus nos deixa o exemplo de Noé.

Esse alerta é para justos, íntegros e que se desviam do mal. Porque não será prazeroso para Deus ver seus filhos perdendo a oportunidade de estar com ele.

Você pode pensar, mas será que nesta terra tem gente com caraterísticas de Noé? Acredito que sim. Embora sejamos todos pecadores e separados de Deus, nem tudo está perdido, levemos em consideração que aquela civilização além de estar afastada de Deus por causa da maldade e do pecado, eles não conheciam o DEUS PAI amoroso, pois quem nos apresentou ele foi JESUS.

Vamos entender o que Jesus está nos alertando.

Só Deus sabe o dia da volta de Jesus. Por quê? Podemos entender que por ser uma ocasião de juízo, Jesus não poderá intervir com sua graça, longanimidade e misericórdia. Toda essa característica da graça impede o juízo.

 

Como aconteceu nos dias de Noé?

 Antes ao diluvio o povo levava uma vida desregrada, não imitaram seus pais, quanto a adoração de um Deus único do Universo. Se entregavam ao ardor de seus crimes e malicias, provocando a ira de Deus, se entregando aos prazeres da carne. (Flávio Josefo)

Comendo, bebendo, casando-se e dando-se em casamento.

Um fator importante nesse texto, Jesus diz que eles não notaram quando Noé entrou na arca.

Noé não entrou sozinho, além de sua família, vários animais, acredito ter tido grande movimentação das aves, dos animais, eles sentem as mudanças climáticas. Foi água de cima do céu e das profundezas da terra. Como não perceberam? Será que não houve sinais nos céus. (Gn 7:13-16)

Temos duas respostas, ou não acreditaram na pregação de Noé durante 120 anos. Ou realmente o envolvimento com as coisas do mundo foi maior, e a procrastinação ajudou e etc.

E Jesus diz que a volta dele será como nos dias de Noé. não podemos repetir erros. Temos que está vigilantes e observando os sinais dos céus e da terra.

As escrituras diz que será rápido como relampado. Será como ladrão, ninguém sabe a hora que será roubado. Senão vigiaria sua casa.

Vamos guardar nossa vida, nosso coração, nossa comunhão horizontal e vertical.

Em oração e ações de Graças todos os dias. Vivendo um dia de cada vez como se este tão aguardado dia fosse daqui a pouco.

 

Por Ione GSRamos