terça-feira, 29 de outubro de 2019

O Perdão Cura

                                                                 
                       
                                       O Perdão cura

Resultado de imagem para imagem de perdão"

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas. (Mateus 6: 14, 15)

Uma chave poderosa no Reino dos Céus, que tem o poder de abrir portas de bênçãos em nossa vida é o “perdão”, porem se não for liberado o perdão, não só a vida da outra pessoa, mas principalmente a vida de quem não libera fica estagnada. Isso implica até em não ter o perdão de Deus, Jesus foi bem claro ensinar a forma de oração aos seus discípulos. Toda a nossa vida está atrelada ao perdão, até porque Deus enviou seu filho para nos resgatar, e através do sacrifício de Cristo temos perdão dos nossos pecados, mas para recebermos esse perdão temos que agir como Jesus agiu, liberando o perdão aos nossos ofensores. Quando o apostolo Paulo fala aos Filipenses; "De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,"(Filipenses 2 : 5) ele fala da obediência de Cristo (v.8). É esse o sentimento, de obediência, em seguir seus ensinamentos, olha o que Jesus diz durante seus ensinamentos no sermão da montanha; "Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta."  (Mateus 5: 23, 24)
Jesus está dizendo que sua oferta só poderá ser entregue após um concerto, e só depois desse concerto ou do perdão, é que a oferta poderá ser entregue, caso contrário não faça a entrega da oferta. E ainda te o perigo de que, se a pessoa em questão fizer queixa, poderás sofrer prisão.  Isso nos dá a entender que, se não resolvermos essa questão do perdão, podemos ficar retidos. É algo muito sério.
Como todo leitor da bíblia sabe, nós nos separamos de Deus lá no Éden, e nos distanciamos dele.
Vamos colocar isso mais claro. Por exemplo: um pai se aborrece com um filho por ter desobedecido os seus conselhos, daí esse filho vai embora e nunca mais tem contato com seu Pai. Um dia o pai sabe noticias desse filho, e fica sabendo que está preso e só sai por fiança, e um preço alto, ninguém conseguiu tirar seu filho dessa cadeia.
Ele resolve perdoar seu filho e pagar a fiança. Uma dívida que ninguém conseguiu pagar.
Essa é a nossa história. Estávamos perdidos, Deus Pai nos achou e nos resgatou, enviando, o resgate, e veio Jesus e pagou um preço alto. Deu sua própria vida por nós.
As vezes ouço pessoas dizerem que não perdoam. Só quem sabe a dor são elas, concordo.
Mas concordo também que Jesus sentiu uma dor muito grande por nós.
E se atentarmos para palavra, se não perdoarmos a quem nos ofendeu, ficamos refém de nosso próprio rancor.
Em Mateus 6: 12, diz “perdoa a nossa dívida, assim como temos perdoado...”, então, se não perdoamos, não somos perdoamos.

Vamos observar esse texto de Mateus 18:23-35 que diz:
Por isso, o reino dos céus é semelhante a um rei que resolveu ajustar contas com os seus servos.
E, passando a fazê-lo, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos.
Não tendo ele, porém, com que pagar, ordenou o senhor que fosse vendido ele, a mulher, os filhos e tudo quanto possuía e que a dívida fosse paga.
Então, o servo, prostrando-se reverente, rogou: Sê paciente comigo, e tudo te pagarei.
E o senhor daquele servo, compadecendo-se, mandou-o embora e perdoou-lhe a dívida.

Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservo que lhe devia cem denários; e, agarrando-o, o sufocava, dizendo: Paga-me o que me deves.
Então, o seu conservo, caindo-lhe aos pés, lhe implorava: Sê paciente comigo, e te pagarei.
Ele, entretanto, não quis; antes, indo-se, o lançou na prisão, até que saldasse a dívida.
Vendo os seus companheiros o que se havia passado, entristeceram-se muito e foram relatar ao seu senhor tudo que acontecera.
Então, o seu senhor, chamando-o, lhe disse: Servo malvado, perdoei-te aquela dívida toda porque me suplicaste;
não devias tu, igualmente, compadecer-te do teu conservo, como também eu me compadeci de ti?
E, indignando-se, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que lhe pagasse toda a dívida.
Assim também meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um a seu irmão.

Talvez você tenha dificuldade de entender esta história que Jesus contou, e também de perdoar seu amigo, por não conhecer esses valores monetários, no qual a parábola se refere.
Mas vamos tentar transferir para nosso entendimento.
Dívida do homem 10 mil talentos
1 talento naquela época era 35 quilos de ouro.
O grama de ouro no Brasil custa, 168,06 reais aproximadamente.
 10 mil talentos = 350 mil quilos de ouro
Uma cifra hoje daria mais de 50 bilhões de dólares.
Nenhum judeu podia dever mais de cinquenta bilhões de dólares, porque o salário da época era um denário por dia, pra um cidadão ajuntar 10 mil talentos, ganhando um denário por dia, teria que trabalhar 150 mil anos. Com isso Jesus está dizendo que essa dívida é impagável.
E é exatamente o tamanho dessa divida que Deus perdoou você e a mim.

Nossa divida era impagável, mas em cristo nós fomos perdoados.
Por isso houve esperança para nós. Por isso ele colocou o escrito de divida da cruz.
E hoje nós temos que perdoar como Jesus disse 70X7, ou seja, sem medida. Infinitamente.
Hoje o ser humano tem perdido a qualidade de vida porque não tem perdoado como Jesus ensinou.
A maioria das doenças psicossomáticas são provenientes da falta do perdão, o câncer tem alcançado um índice terrível por falta do perdão.
Existe uma estatista que até o final de dezembro de 2019, 57.000 mulheres podem descobrir câncer de mama, essa estatística não inclui os homens, será que não seria menor se obedecermos a Jesus, perdoando todos os dias.
Muitas pessoas estão sofrendo em cárceres espirituais por causa da ausência do perdão em suas vidas, muitos além de não perdoar, não se perdoam também. Existem pessoas que são tristes é não consegue romper, a alma fica presa, sua alma esta debaixo do chicote da culpa. Só Jesus pode soltar essas amarras, através do perdão.
Precisamos tomar posse do perdão de Deus. E nos perdoar também.
O maior símbolo do perdão de Deus por nós está em João 3:16.




                                  “Por que Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito...“

         Resultado de imagem para imagem de perdão"
Boa leitura
 Pastora Ione Gomes












quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Santificação


A SANTIFICAÇÃO
O pecado é tudo aquilo que vai contra a natureza Santa de Deus, e significa em hebraico errar o alvo, o alvo de todo homem é agradar a Deus e lhe obedecer (Eclesiastes 12:13-14). A santificação significa separar-se das coisas do mundo, das várias formas de pecado, porque Deus é santo (1ª Pedro 1:16), como já foi explicado no tema Novo Nascimento.
·         A santificação é operada no homem através da palavra de Deus, pois na Bíblia está escrita a vontade de Deus, o que lhe agrada e o que não lhe agrada, João 17-17, Romanos 2:1-2, Efésios 5:26.
·          A santificação é operada no homem através do Espírito Santo, pois ele nos faz sentir em nosso coração quando agradamos ou desobedecemos a Deus, Romanos 1:4, 2ª Tessalonicenses 2:13, 2ª Corintios 7:10
·          A santificação é aperfeiçoada no crente, a medida que caminhamos com o Senhor, pois vamos aprendendo cada vez mais a vontade de Deus, e vamos nos afastando cada vez mais do mundo, 2ª Corintios 7:1, Efésios 4:13.
O homem tem várias oportunidades para pecar diariamente (Hebreus 12:1), através dos pensamentos, das palavras, dos sentimentos e das atitudes (Marcos 7:20-23). Por isso temos que guardar nosso coração para não pecar contra o Senhor (Provérbios 4:23) e conservar santo nossa corpo, alma e espírito (1ª Tessalonicenses 5:23).
·         Devemos tomar cuidado com o pecado, porque ele entra através da cobiça e da concupiscência, que significa desejo (Gênesis 3: 6; 2ª Samuel 11:2-4; Tiago 1:14-15, 1ª João 2:16-17)
·         O desejo do pecado entra por aquilo que vemos (Mateus 6:22-23, 1ª João 2:16), por isso temos que vigiar naquilo que olhamos na rua, nas revistas, no trabalho, no colégio, assistimos na TV, na Internet, para não sermos tentados, porque a carne é fraca (Mateus 26:41)
·         O desejo do pecado faz parte da natureza humana (Romanos 7:14-23) , que só é vencida pela palavra de Deus e pelo Espírito Santo (Romanos 8:1-4; Romanos 8:13-16), quando o homem aceita a Jesus de todo o seu coração (João 3:3-6).

Sanctification
Sin is all that goes against the Holy nature of God, and means in Hebrew to miss the mark, the aim of every man is to please God and obey Him (Ecclesiastes 12: 13-14). Sanctification means to separate oneself from the things of the world, from the various forms of sin, because God is holy (1 Peter 1:16), as explained in the New Birth theme.

· Sanctification is wrought in man through the word of God, for in the Bible is written the will of God, which pleases and displeases him, John 17-17, Romans 2: 1-2, Ephesians 5:26 .

· Sanctification is wrought in man through the Holy Spirit, for it makes us feel in our hearts when we please or disobey God, Romans 1: 4, 2 Thessalonians 2:13, 2 Corinthians 7:10

· Sanctification is perfected in the believer as we walk with the Lord, for we learn more and more of God's will, and we move farther and farther from the world, 2 Corinthians 7: 1, Ephesians 4:13.

Man has many opportunities to sin daily (Hebrews 12: 1) through thoughts, words, feelings, and attitudes (Mark 7: 20-23). Therefore we must keep our hearts from sinning against the Lord (Proverbs 4:23) and keep our body, soul and spirit holy (1 Thessalonians 5:23).

· We must beware of sin, because it enters through covetousness and lust, which means desire (Genesis 3: 6; 2 Samuel 11: 2-4; James 1: 14-15, 1 John 2: 16-17)

· The desire for sin enters through what we see (Matthew 6: 22-23, 1st John 2:16), so we have to watch over what we look on the street, in magazines, at work, in school, watching on TV, in Internet, lest we be tempted, because the flesh is weak (Matthew 26:41)

· The desire for sin is part of human nature (Romans 7: 14-23), which is only overcome by the word of God and the Holy Spirit (Romans 8: 1-4; Romans 8: 13-16) when man accept Jesus with all your heart (John 3: 3-6)