quinta-feira, 9 de novembro de 2017

O Papel da Mulher na Bíblia e na Sociedade Contemporânea.

                              
Resultado de imagem para imagem de mulheres guerreiras
                      
                                   O papel da Mulher na Bíblia e na Sociedade Contemporânea

Levantai-vos, mulheres que vivem despreocupadamente, e ouvi a minha voz, filhas, que estais confiantes, inclinai os ouvidos às minhas Palavras...”.Isaias 32:9-11.


Nesse texto não podemos desprezar o texto e o contexto.
O texto inicia dissertando um governo de Justiça e equidade, podemos interpretar como o governo de Cristo ou um governo humano, mas justo.
Aparentemente não existia crise nesta sociedade, mas Isaias profetiza às mulheres daquela sociedade. Vejamos como Deus nos valoriza, ele poderia falar aos homens, mas não, ele manda as mulheres se levantar e sair da zona de conforto. Pois aquela falsa paz iria acabar.
O profeta Isaias lança um desafio para as mulheres que vivem despreocupadamente, O profeta desafiou as mulheres da época  a prestarem atenção na situação politica do momento.

 As mulheres de Deus não devem ficar acomodadas nas situações que as rodeiam. Elas não devem confiar na aparência externa como fonte de segurança. O Senhor é a única fonte de verdadeira segurança para o seu povo.
Isaias profetizou tribulações para o povo de Deus! Ele previu uma época de lamentação e luto...essa profecia se cumpriu em 586 ac, com chegada dos Babilônios e destruição de Jerusalém.

Qual o papel da Mulher biblicamente?

Em gênesis 2: 18. A bíblia diz que: a mulher é companheira e auxiliadora ,idônea.
 Companheira- aquela que acompanha, faz companhia ou vai na companhia.

Auxiliadora- Que auxilia e presta assistência, ajuda; pessoa com função secundaria.

 Idônea – que se adéqua; que serve perfeitamente ao proposito que se refere, mostra aptidão para ocupar determinados cargos.
Gostaria que prestássemos a atenção nesses significados pra nós percebermos a nossa importância biblicamente.

Qual o papel da mulher na nossa sociedade.

Esta frase define a Mulher na sociedade.
“ ...A mulher sai do anonimato e se encaixa na sociedade, como uma pessoa comum, a qual é dotada de direitos e deveres assim como o homem..”

A sociedade deturpou o significado da Mulher de gênesis 2:18.
Por causa deste posicionamento que estamos sendo destruídos. A mulher invadiu o mercado de trabalho (por causa da necessidade).
A criação dos filhos foi terceirizado, a família está sendo destruída.
A mulher quer ter seu espaço na sociedade? Ótimo.

 Mas não podemos esquecer o que a palavra de Deus nos chamou para sermos: 
Companheira, 
Auxiliadora e
 Idônea.

Vamos lembrar em que ocasião o profeta despertou as mulheres de sua época? 

Se Deus não valorizasse as mulheres, não lhes confiaria tantas coisas.
Mas satanás que é enganador, enganou a primeira mulher, quer nos enganar nestes dias também.
A mulher foi confiada à educação e instrução dos filhos.
Antigamente criavam-se filhos juntos, hoje muitas mulheres estão criando seus filhos sozinhas, e isso, por falha do homem. Se cada um cumprisse a ordem de Deus não estaríamos na situação que estamos hoje.

Exemplos de mulheres que desenvolveram papeis importantes pra Deus e pra sociedade em seu tempo.
Debora- foi juíza de Israel.

Abgail – Administradora de sua casa, não abandonou seu marido cruel, mas esperou na provisão divina. E outras como: Marta, Maria mãe de Jesus, Maria Madalena, Priscila, Lídia, Dorcas. Todas estas mulheres tiveram participação em suas épocas e sociedade.

Não deixe que o espirito de Jezabel tome conta de você, saiba como usar sua posição dentro do seu relacionamento e na sociedade.
Não se deixem enganar...
Através do profeta Isaias, Deus despertou aquelas mulheres que estavam vivendo despreocupada. Não queriam se envolver com nada, a não ser com sua própria vida...
Não estamos longe delas, hoje, temos que nos posicionar, como mulheres guerreiras, temos que trabalhar sim, mas temos que administrar nossa casa, nossa família, as finanças familiar ( seu salario é dele e o dele é seu). Tudo tem que ser em prol da família. O Reino de Deus é formado de famílias. Pense nisso.
O que Deus está falando conosco é a mesma coisa que falou com aquelas Mulheres da época do Profeta Isaias.
Estamos em crise, a nação está sendo saqueada pelo diabo, os filhos estão sendo escravizados, e as Mulheres não vão fazer nada? Se levantem e lutem, se envolvam.
O melhor envolvimento das Mulheres é a oração. (Isaias 32:11).

Ore por seus filhos, ore por seu marido, ore por sua família, ore por sua nação, ore por sua igreja, ore por seu pastor, ore por seus amigos...ore, ore,ore. Nossa oração pode muito em seus efeitos. Amem!!!

boa leitura.

Pra. Ione Gomes