sexta-feira, 22 de julho de 2016

Deus não negocia princípios...


Deus não negocia princípios.


Gostaria de falar um pouco da genealogia de Jesus.
A genealogia de Jesus Cristo
( Lc 3:23-38 )
1  LIVRO da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.
2  Abraão gerou a Isaque; e Isaque gerou a Jacó; e Jacó gerou a Judá e a seus irmãos;
3  E Judá gerou, de Tamar, a Perez e a Zerá; e Perez gerou a Esrom; e Esrom gerou a Arão;
4  E Arão gerou a Aminadabe; e Aminadabe gerou a Naassom; e Naassom gerou a Salmom;
5  E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé;
6  E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias.
7  E Salomão gerou a Roboão; e Roboão gerou a Abias; e Abias gerou a Asa;
Quem escreve sobre este assunto é Mateus. Há destaque  ao chamado de Abraão como Pai de todas as Nações e a Davi para ser precursor de uma linhagem real.
Nas duas linhagens não houve perfeição, até porque não existia o homem perfeito, mas Deus queria obediência e fidelidade daqueles em que designou tão grande responsabilidade. Abrahão andou com Deus. Caminhou por fé sem vacilar, crendo que Deus era com ele, quando Deus pediu seu único filho, não hesitou entregar, pois cria que Deus poderia ressuscitá-lo e voltaria a ele novamente.
Pela fé esse homem caminhou por um deserto sem saber pra onde iria, confiando que Deus ia guia-lo pra a Terra que Ele prometeu dar à ele e a sua descendência.


Durante essa trajetória marcada por conquistas, por fé, vemos que algo aconteceu.  Sempre achei que quanto maior o volume de gente pior será pra administrar, até por que,ninguém pensa igual. Com o crescimento da família de Abraão os problemas foram crescendo, e nos deparamos com o pobre Jacó, depois de ter tido uma conversão linda, um verdadeiro encontro com Deus. Agora era a vez dele trazer 12 filhos no mesmo caminho de Abrahão e de Isaac. A bíblia não dá detalhes mais depois da suposta morte de José, a família de Jacó não era a mesma.

No capitulo 38 do livro do Genesis, vamos ver que realmente aconteceu alguma coisa.
A palavra diz que Judá se apartou de seus irmãos e se hospedou na casa de um adulamita, chama Hira.
Era de costume de o Povo Hebreu tomar mulher dentre sua própria parentela. Mas algo está acontecendo aqui, será perda de princípios? Seu pai após enganar seu irmão, ele foi até a casa de Labão e pediu pra se casar com sua prima Raquel. Era esse o costume.

Mas a palavra vai dizer que Judá se casou com uma mulher, filha de um Cananeu.
E os filhos de Judá prevaricaram e provocaram a ira de Deus e Deus os matou.
E Judá prometeu a sua nora que lhe daria seu filho caçula para lhe dar descendente.
E não deu. Será que está acontecendo de novo. Quebrou princípios.

Quando quebramos princípios, quebramos valores, quebramos alianças feitas com pessoas e com Deus. Deus não negocia valores, ou seja, seus princípios são eternos. O que Ele falou, ele vai cumprir.
Não adianta ser o segundo coração de Deus, ser o mais sábio da face da Terra, se esbarrar nos princípios de Deus vai sofrer punição do seu erro. Deus não vai ocultar seu pecado, ele vai te perdoar? Sim vai.

 Mas todos vão saber o que você fez.
Quando Davi pecou, o profeta avisou, tu não vai morrer, mas a espada não se apartará da tua casa. Por que, Deus não negocia princípios. Ele busca Fidelidade.
Pois nosso Pai não faz acepção de pessoas, prova disso é a genealogia do seu filho Jesus.
No versículo 3 do primeiro capitulo de Mateus diz que Tamar gerou...mas gerou de quem? Se Judá não cumpriu a sua promessa feita. Gerou dele mesmo, pois é. Quando não cumprimos com as palavras que dissemos, abrimos precedentes para outros pecados. E foi assim na vida de Judá, além dele mesmo cair, ainda fez cair sua nora.
Quando pecamos por ocasião da falta de caráter de outros, somos julgados mas não com a mesma sentença.
O que quero dizer com isso, Tamar mesmo premeditando sua vingança contra seu sogro, ela foi induzida por ele a fazer aquilo.
Outra que foi vitima das circunstâncias, foi Raabe e que, mesmo sendo prostituta foi incluída na genealogia de Jesus. O que Deus nos ensina, que ele te perdoa, mas o que você fez todos vão ficar sabendo.

No seguimento da palavra diz que: ”E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias”.
Deus perdoou Davi? Sim, mas não ocultou seu pecado. Todos ficaram sabendo que o homem segundo o coração de Deus, teve um filho que reinou em seu lugar e que era o homem mais inteligente e sábio da face da Terra, mas que sua mãe foi a que seu pai tomou de Urias o geteu, general do seu exercito. Deus não negocia princípios, Bete-seba era Mulher de Urias, quando Davi a possuiu.
Por isso vamos ver que na genealogia de Jesus o nome dela não é citado, as outras duas que cometeram prostituição é citado o nome, mas porque a terceira não é citada o nome.
Porque ela era casada quando cedeu aos prazeres da carne, e o casamento é uma aliança com o conjugue e com Deus, Deus instituiu o matrimonio, logo, ela quebrou princípios, quando se deitou com o rei.
O nome perde valor quando, quando não honramos os princípios de Deus e suas alianças.
Bete-seba agora era a mãe de Salomão e mulher de Urias. Deus vai preservar o Justo.
Antes de qualquer atitude, seja ela qual for, lembremos que Deus não negocia valores nem seus princípios, que são eternos.

Bom dia e boa leitura.

Textos: Mateus cap. 1/ Genesis 38/ 2 Samuel 11-12/Gen 12/Gn31/Heb 11