segunda-feira, 28 de setembro de 2015




UMA OFERTA QUE MÓISES NÃO PODE RECUSAR


Texto baseado no capitulo 32 de Êxodo.

Então o Senhor disse a Moisés: “Desça, porque o seu povo, que você tirou do Egito, corrompeu-se”.
Se você tem filhos, já aconteceu de você ter ficado chateado com eles e dizer a seu conjugue: “ Eles são seus filhos e não meus”?
É natural, quando alguém que amamos não se comporta como esperamos, temos tendência de nos distanciarmos do ofensor.
Aqui está a situação, Moisés e Deus estão tendo um tempo delicioso. É verdade, Moisés estava em jejum, mas ele não estava focado em seu corpo. Ao longo de dias, Deus revelou planos  para um tabernáculo requintado onde o povo de Israel pudesse encontra-lo.. Moisés recebeu de Deus todos os detalhes, todas as medidas e projetos específicos para cada peça de mobiliário. Então, de repente, Deus irrompe. É uma mudança total de humor. Moises já tinha visto Deus irado antes, ele tivera um vislumbre na sarça ardente, quando ele sugeriu a Deus enviar outra pessoa para resgatar seu povo. Mas, essa explosão era muito pior. Muito, muito pior!
Primeiro Deus repudiou os hebreus. Esses não eram mais seu povo. Moisés, eles pertencem a você! Você lida com eles! Moises provavelmente se perguntou o que poderia ter produzido tal ultraje.
Deus explicou:
·        O povo se desviou depressa do caminho que eu lhes ordenei.
·        Eles fizeram para si um bezerro de ouro e o adoraram.
·        Eles disseram: “ Eles são os teus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito”.


A conclusão de Deus sobre os hebreus estava certa. Eles eram de fato um povo de dura cerviz. Então, o que ele faria sobre isso? O que Moises ouviu de Deus o deixou absolutamente abalado: “ Deixe-me em paz. Estou com tanta raiva que eu vou destruir todos eles. Eu vou começar de novo. Moisés, farei de você uma grande nação “. (v.10, parafraseando).

Alguém já teve uma oferta assim? Talvez Noé, pois Deus dizimou todo o mundo e começou tudo de novo com sua família. Se ele fizera isso antes, poderia fazê-lo novamente. Como criador, somente ele possuía esse direito.
E quanto a Abrahão? Ele recebeu a promessa de inúmeros filhos, mas não viveu para vê-los. Moises imaginou dois a três milhões de descendentes de Abrahão mortos. Ele só tinha que descer a montanha e observar. Ele só tinha que recordar o que vira há três meses: soldados egípcios mortos boiando na costa do mar Vermelho depois que Deus destruiu o exercito de faraó.
Se Moises pensou sobre a ótica dessa atitude presente, ele pôde rapidamente perceber que era um descendente de Abrahão. Trace a linha por Isaque, Jacó, Levi até Moises. Fica claro que Deus não estaria quebrando qualquer promessa feita a Abrahão.
Ainda assim, a declaração de Deus a Moises se apresentou como uma escolha difícil. Ele estava ligado a um bando de ingratos e infiéis que viraram as costas para Deus em todas as oportunidades. Essa era sua grande chance de escapar de um papel que ele não queria de jeito nenhum. A historia seria limpa  e ele se tornaria o patriarca de uma grande nação. Quanto de nós poderia dizer não a essa oferta?
No entanto, Moises sentiu uma pesada responsabilidade. Ele, desde o principio, decidiu deixar o palácio do faraó e escolheu defender Israel. Como ele poderia, agora, virar as costas para essas pessoas?
Como Moises poderia acalmara fúria de Deus? Como é que alguém faria isso?





Talvez ele pudesse apresentar uma outra perspectiva. Isso parece loucura, mas é nisso que Moisés estava pensando.


Para Refletir: “ Você já pensou que um grupo de pessoas poderia ser tão mau a ponto de Deus extermina-los? Como você elabora tais pensamentos? Pare e pense!

Texto retirado do livro: “Êxodo face a face com Deus” Pastor André e Al Janssen (Portas Abertas).

Uma boa semana e boa leitura.
Espero que este texto te edifique como tem me edificado.
Graça e Paz!!!

Ione G.S Ramos.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

TABERNÁCULO DE DEUS SOIS VÓS.


Introdução

“ME FARÃO UM SANTUARIO PARA QUE EU POSSA HABITAR NO MEU DELES”.Êxodo 25:8.
O propósito da nossa vida é glorificar a Deus e desfrutar da presença dele e de sua intimidade.
Deus quando criou o homem o criou perfeito, e tinha perfeita comunhão, diz a bíblia que Deus descia na viração do dia, pra conversar face a face com Adão, mas teve um dia que o homem pecou contra Deus e ao invés de ter comunhão com Deus, ele começou a ter medo de Deus. (Gn 3:8-10).
E ele fugiu de Deus assolado pela culpa, a partir daí quando existia uma Teofania (manifestação  de Deus) as pessoas se desesperavam e achavam que iam morrer(Jz 13:3-23), por que viram a Deus.
 A humanidade não tinha mais prazer nem deleite em Deus, o  homem perdeu a comunhão com Deus, porque o pecado faz separação entre o homem e seu Criador. (Isaías 59:1).
E Deus chamou um povo a partir de Abrahão (Gn 12 a 15). E através de Jacó deu-se inicio as 12 tribos de Israel.  E esse povo foi oprimido por Faraó (At 7;17;18),(Gn 50:22-26),(Ex 2:23;24). por uma cruel escravidão, com opressão e terror.até que Deus se voltou para seu povo e desceu para livra-los da mão de faraó. (Êxodo 6:1-6)).



E Deus começou a guiar este povo no deserto e em uma ocasião se manifestou ao seu Líder, e disse:  “Construa um Santuário, quero habitar no meio do meu Povo.” E esta decisão de Deus foi a mais fantástica pois o Deus que nem os céus podem conte-lo(Jó 36:6 /Sl139/Jó 37:1-3) , resolveu habitar no meio do seu povo.  Deus que é Santo,”O Santo” decide vir morar com pecadores.(1 Pe 1:15-16)/Ex:3:5/ Js 5:13-15) foi uma Teofania.
E agora ele começa a direcionar a Moises como será essa construção (Êxodo 25 a 40). Moises começa a se dedicar a construção do Santuário, a separar tudo o que Deus quer em sua habitação, desde a mobília até aos utensílios dos sacrifícios. Este assunto é de estrema importância, pois vai tratar do culto, da Adoração ao Deus Santo, este assunto tem haver com a Igreja.( Deus o Santo habita agora com a Igreja).(Ef:3:8-12)
Não coube a Moises a escolha do material, a planta do Santuário, a disposição dos utensílios, a única decisão de Moises foi obedecer e seguir detalhadamente as normas estabelecidas por Deus.
Vamos perceber que este Santuário é um símbolo, o símbolo da Igreja, pois Deus não habita em casa feita por mãos humanas. Mas habita na Igreja, o Santuário era na verdade um símbolo da Igreja, houve uma escolha do material que Deus  ordenou a Moises, primeiramente a matéria prima, se era pra construir um santuário e eles estavam peregrinando no deserto, eles usaram recursos do deserto  vejamos o que Deus exigiu de Moises nesta construção:  Ouro, prata, óleo de especiarias, madeiras, bronze, linho,pedras precisas, cortinas etc.
Mas vamos começar com a Madeira:


Acácia – é uma madeira dura e retorcida e cheia de nóis, nenhum marceneiro gostaria de trabalhar com a acácia, por que Deus na escolheu uma madeira nobre, por exemplo, o cedro do Líbano pra fazer o Santuário. Porque na verdade esta madeira dura simboliza a nossa natureza pecaminosa, dura e ruim que tem que ser trabalhada, imagina que pra Moises começar a fazer o que Deus tinha ordenado teve que pegar um machado e derrubar várias arvores, pra nós sermos edificados e preparados pra sermos habitação temos que está prontos para o machado da verdade arrancar nossas raízes que nos prendem no mundo, pra nascer espiritualmente tem que morrer. Quando Moises ia derrubar estas arvores existiam vários tipos de arvores, umas maiores outras menores, umas mais lisas outras mais ásperas, umas finas outras grossas. Na maioria das vezes temos a tendência de nos compararmos com os outros, julgamos mais ou menos espirituais. Mais ou menos talentosos, mais ou menos preparados para fazer a obra de Deus. Deus mandou Moises fazer o Santuário com tábuas e não com toras, então ele mandou que cerrasse tabuas iguais, Isto significa que somos diferentes na perspectiva humana, mas iguais na perspectiva de Deus. Uns são ricos e outros pobres, uns doutores e outros analfabetos, na igreja de Deus não pode ter espaço nem para a inferioridade nem para superioridade, diante de Deus somos todos iguais. Nós não podemos dizer pra Deus já que não sou mão pé também não quero ser. Não podemos dizer sou olho logo não preciso da mão, nós somos iguais. Agora vamos refletir essa madeira não é a cara da nossa natureza humana.

Uma coisa importante foi que Deus mandou  que Moises cerrasse as tábuas iguais e fizesse nelas um engastes (embutir,encravar...).  As tabuas estavam coladas e unidas umas nas outras. O que significa? Significa que a Igreja não é só um lugar de reunião, de um grupo que esta perto, mas a Igreja é um grupo aliançado, conectado, pactuado uns com os outros. Às vezes estamos perto, mas não temos alianças uns com os outros, sentamos do lado, mas não conhecemos e nem sabemos da luta dos irmãos, não choramos e nem nos alegramos com ele, o projeto de Deus é que sejamos Tabuas iguais e conectadas. (1Cor 3:10-17).
Deus manda que coloque estas tábuas lado a lado e de pé ( forma vertical).
E também que colocasse entre a terra do deserto e as tábuas, uma base de prata. Na simbologia o deserto é o mundo e a base de prata simboliza a cruz redentora de Cristo.
Então, Deus nos separa do mundo pelo sangue redentor de Cristo. Nós estamos no Mundo mais não somos do mundo entre nós e o mundo existe uma base de prata, não estamos no mundo pra amarmos  mundo. Agora imagina essa casa toda construída. Deus fala de novo com Moises e manda cobrir todas as tábuas de Acácia com ouro puro, o que simboliza o ouro? “A Glória de Deus”. O ouro deveria envolver toda madeira de Acácia, de forma que se alguém olhasse para o santuário não veria as madeiras de acácia e sim o ouro. isto significa o que somos aos olhos de Deus e do Mundo, embora ainda sejamos pecadores fomos justificados, somos cobertos pela Justiça de Deus, quando ele nos vê ele vê ouro ou seja sua gloria

E não mais a madeira de acácia.

Este foi o resultado final do trabalho de Moises e seus irmãos, transformar aquela Acácia bruta numa tábua fina e requintada com Ouro, não seria esta a obra do Espirito Santo em nossas vidas.é isso que Ele quer fazer comigo e com você que está lendo este Artigo, se curve a vontade de Deus e diga a Ele eu preciso passar por esse processo de transformação, de repente você está há anos sentado em uma poltrona de Igreja mas ainda não experimentou do derramar transformador da Glória de Deus.
e é isso que Deus almeja nestes dias encontrar tábuas brutas que queiram ser trabalhadas e cheia da sua Glória. 

Separe um minuto e converse com Ele, e diga "- Pai preciso ser transformado..."

Amem!


Espero que tenha gostado, se gostou indica o texto(Blog) pra alguém, poderá edificar uma vida.

Deus abençoe


texto retirado e adaptado da pregação do Pr.Hernandes D. Lopes